Primeira ferramenta brasileira que automatiza coleta de dados amplia gama de conectores


Automatizar a coleta de dados pode ser um dos fatores determinantes no sucesso de empresas que adotam o marketing digital como estratégia. O processo, que antes era tido como uma operação demorada e de custo operacional elevado, hoje é disponibilizado a um valor acessível para empresas de todos os portes através de ferramentas como a Stract, desenvolvida por uma startup brasileira.

“A Stract entrou no mercado com o objetivo de ser a primeira ferramenta brasileira de extração de dados. Além de ser extremamente eficaz, é mais barata do que as desenvolvidas fora do país”, comenta Renan Vargas, sócio-fundador da startup. Disponível no mercado desde 2021, a Stract já disponibiliza integração com diversos conectores como Facebook, Google Ads, Hotmart, Instagram Insights, Google Analytics 4 e Tik Tok Ads, viabilizando a coleta de dados integrada ao Google Sheets. 

A novidade são os dois novos conectores lançados recentemente, Active Campaign e RD Station, ferramentas populares sobretudo para analistas de marketing que trabalham com automações. “Provavelmente somos a primeira empresa a trazer dados automatizados do RD Station no Google Sheets via API”, comenta Renan.

Automatizar dados pode não ser novidade no mercado do marketing digital, mas até pouco tempo atrás, as opções eram duas: “ou um profissional ocupava um período diário considerável na extração manual de dados ou se contratava uma ferramenta internacional de automatização”, argumenta Vargas.

Com alta variação da taxa de câmbio nos últimos anos, contratar ferramentas com pagamento em dólar se tornou um negócio de alto custo. Isso não é diferente para as agências e profissionais de marketing digital.  

“Muitos profissionais não estavam utilizando ferramentas por conta do alto custo e, com isso, trabalhando na extração de dados em detrimento de análises e novas estratégias”, conta Vargas. Além do preço em real, um diferencial da Stract é a ausência de regras complicadas para uso da ferramenta. Não há limitações de conexões ou quantidades de acesso. “Nossos planos são por usuário, que pode conectar quantas contas precisar e acessar os dados sem limitações.” 

A Stract oferece a extração automatizada dos dados das plataformas conectadas para as planilhas do Google Sheet. Essas informações podem ser extraídas sob programação prévia por hora, dia, semana ou mês, de forma que a agência ou profissional de dados, mídia ou cliente final terão os dados mais atualizados possíveis no momento que precisarem.   

“No mercado digital, ter dados e informações em tempo real permite uma análise eficaz de KPI, atualização rápida de estratégias, correções e gerenciamento de ações – o que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha online. A Stract vem oferecer soluções para que mesmo profissionais e agências de pequeno porte sejam mais competitivos no mercado tendo acesso a dados críticos e sensíveis para seus clientes”, afirma Vargas. 

Últimas Notícias

Instalação de robôs atingem pico no mundo, mas caem nos EUA

O novo relatório World Robotics registrou 4.281.585 unidades operando em fábricas no mundo todo — um aumento de 10%. As instalações anuais ultrapassaram meio...

BMW Group vai aportar R$ 1,1 bilhão no Brasil para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais de 2025 a 2028

O BMW Group anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão (€ 200 mi) entre 2025 e 2028 no Brasil, para produzir novos modelos e...

Fraude no comércio eletrônico ultrapassará US$ 107 bilhões em 2029

Um novo estudo da Juniper Research, especialista em fintech e mercados de pagamento, revelou que o valor da fraude de comércio eletrônico aumentará de US$...