Primeiro laboratório especializado no ciclo de vida de painéis fotovoltaicos

Tyler Li, Dário Saadi, Dário Saadi, Stella Li, Yu Peng

A BYD inaugurou (15/12) um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Campinas, o primeiro da América Latina a se concentrar no ciclo de vida dos módulos fotovoltaicos – desde o beneficiamento do minério de silício, até o descarte do painel. Localizado em Campinas (SP), junto à sede da BYD Energy, o novo laboratório recebeu R$ 6 milhões de um total de R$ 65 milhões de investimentos no Brasil.

A BYD manifestou intenção de aumentar sua equipe de pesquisa, inclusive com intercâmbio com laboratórios chineses.

Durante o evento de inauguração, a BYD também anunciou que trará ao Brasil o Battery Service Center, que servirá como suporte para todas as operações que envolvam os produtos que utilizam baterias BYD no país e em toda a América Latina.

Segundo a companhia, esta operação garantirá serviço de excelência para toda a região. A fabricante também confirmou que vai ampliar sua atuação no país dando início à comercialização de carregadores rápidos para veículos eletrificados.

A BYD aposta nas soluções sustentáveis amparadas por pesquisas para que o país tenha autonomia nesse segmento.

“O nosso objetivo é estimular e fortalecer a produção em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento diretos do Brasil”, disse Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy, que lembrou que a empresa inclui estímulo aos fornecedores .

Na mesma ocasião, a BYD também anunciou que trará ao Brasil o Battery Service Center, que servirá como suporte para todas as operações que envolvam os produtos que utilizam baterias BYD no país e em toda a América Latina.

Neste primeiro momento, trata-se de um centro de suporte, mas o objetivo é avançar para nacionalizar cada vez mais os processos de baterias de veículos elétricos como um todo.

Quando questionado se no futuro poderemos ter produção nacional de módulos de bateria, Rodrigo disse que a demanda (por carros elétricos) é quem irá nortear os desenvolvimentos. De fato, com os números de produção nacional estimados para a fábrica de Camaçari (BA), 150.000 veículos híbridos plug-in e elétricos no primeiro ano, a demanda por baterias será alta, então há boas chances.

A inauguração em Campinas contou com a presença de Stella Li, vice-presidente executiva Global da BYD; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; cônsul da China no Brasil, Yu Peng; o reitor da Unicamp, Antonio José Meireles; a secretária de desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação, Adriana Flosi; e outras autoridades do governo municipal, estadual e federal.

“A inauguração desse Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento de painéis fotovoltaicos é de fundamental importância. Nós só vamos enfrentar as mudanças climáticas com uma energia limpa, com painéis fotovoltaicos eficientes, com a eletrificação da frota, tanto de ônibus quanto de veículos. Só assim nós poderemos minimizar os efeitos das mudanças climáticas que enfrentamos”, afirmou o prefeito Dário Saadi que frisou a importância da parceria da BYD com a Unicamp, o CTI Renato Archer e o Instituto Eldorado. “Isso mostra que o ecossistema de inovação de Campinas é fundamental para atrair investimentos e empresas do nível da BYD. E para ajudar o mundo nessa busca por uma energia mais limpa, mais sustentável e um meio ambiente mais amigável para todos nós”.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth – que já estimulava a mobilidade elétrica desde seu mandato em São José dos Campos – comentou que  “Essa é mais uma oportunidade de a BYD deixar sua marca, mostrando a importância de nacionalizar as suas soluções. E o nosso Estado tem incentivado muito o desenvolvimento dessa transição energética. Com a inauguração desse laboratório, mais uma vez, vemos a importância de unir o poder público, as empresas, os institutos de pesquisa para construir melhores soluções para as cidades”, disse.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...