Projeto conquista prêmio por infraestrutura de conectividade rural

@CPQD/divulgação

Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/SemeAr), um projeto da Embrapa Agricultura Digital, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e da FAPESP, além de outros parceiros, recebeu o Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas, na categoria “Rede Privativa – Agro”.

A iniciativa vencedora foi a rede privativa rural que beneficia produtores no Distrito Agro Tecnológico (DAT) de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. O DAT é um dos cinco previstos para o Estado de São Paulo, que têm o objetivo de acelerar a inovação digital de pequenos produtores rurais e agricultores familiares por meio da oferta de soluções para demandas reais dessas comunidades, integrando conectividade, aplicações de Agro 4.0 e capacitação.

O prêmio, entregue em Brasília no começo de setembro, foi criado pela ABDI Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com a Anatel Agência Nacional de Telecomunicações. O objetivo é reconhecer as melhores iniciativas de uso do espectro destinado à implementação de redes privativas e dar a devida visibilidade a esse modelo de negócios no Brasil.

O DAT instalado em São Miguel Arcanjo, que completou um ano de operação em julho, conta com a adesão formal de 63 produtores rurais, a parceria de 14 empresas e instituições que integram o ecossistema do SemeAr no Estado de São Paulo. Além de Embrapa, CPQD e FAPESP, fazem parte ainda o Parque Tecnológico de Sorocaba, o Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o Senar-Faesp Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e da Finep Financiadora de Estudos e Projetos.

A infraestrutura de conectividade rural implantada no DAT de São Miguel Arcanjo combina várias tecnologias de conectividade sem fio. O objetivo do projeto é levar conectividade a áreas rurais e remotas não atendidas pelas operadoras, proporcionando modelo integrado que viabiliza acesso à internet, bem como a conteúdos, aplicações de agricultura digital e capacitação.

Implantada e operada pelo provedor local SMANet, um dos parceiros no projeto, a infraestrutura consiste em uma arquitetura híbrida de rede privativa baseada na integração de tecnologias 4G/5G, Wi-Fi, LoRa e satélite.

A conectividade trouxe impacto imediato para os negócios dos produtores rurais que formalizaram sua adesão ao CCD-AD/SemeAr no DAT de São Miguel Arcanjo. Uma pesquisa realizada entre eles indicou que já há percepção de ganhos de receita e de redução de custos, em função do acesso à capacitação e a informações do mercado em geral – preços, técnicas de manejo e notícias agrícolas.

A comunicação com compradores, vendedores, agrônomos e até com familiares também trouxe benefícios importantes para o negócio. Em função das soluções e serviços viabilizados no DAT – por intermédio das startups parceiras Muda Meu Mundo e Maneje Bem –, 57% dos produtores perceberam melhoria na qualidade dos seus produtos ainda nos primeiros seis meses de operação, com reflexo no aumento das vendas.

Últimas Notícias

Novo gasoduto interliga Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG

A conclusão da obra de implantação do gasoduto que conecta o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da...

Metso fortalece manuseio de lama com a compra da Jindex

A Metso assinou um acordo para comprar a Jindex Pty Ltd, uma empresa privada australiana especializada em válvulas e controle de fluxo de processo. A...

Quase 90% dos parlamentares defendem tratamento tributário diferenciado para a reciclagem

Pesquisa realizada pela empresa Arko Advice, em parceria com a Abralatas, revelou que 88% dos deputados federais são favoráveis à tributação diferenciada para o...