Ranking das smart cities


Desde o compromisso com a transformação digital até a redução dos dias de má qualidade do ar, as cidades de todo o mundo estão buscando inovar. Embora a maioria de nós reconheça uma cidade de sucesso quando a vemos, identificar o que a torna excelente – seja para negócios ou habitabilidade – nem sempre é fácil. O IESE compila o Índice de Cidades em Movimento, liderado pelos professores Pascual Berrone e Joan Enric Ricart e, no relatório mais recente, eles analisaram 183 cidades em 92 países, 85 dos quais são capitais. E a 9ª edição do ranking global do IESE adicionou novos indicadores de saúde da cidade, como o número de startups unicórnios ou corporações listadas na Fortune Global 500 em cada cidade. Todos estes indicadores contribuem para a criação de cidades sustentáveis, justas e habitáveis, capazes de resistir aos choques económicos e climáticos.

Cinco cidades no top 10 são europeias: Londres (1.º), Paris (3.º), Berlim (5.º), Oslo (7.º) e Amesterdão (8.º). Três estão nos Estados Unidos: Nova York (2º), São Francisco (9º) e Chicago (10º). Completando o top 10 estão Tóquio (4º) e Singapura (6º). Além das 10 primeiras, a Europa representava mais de metade (26) das cidades entre as 50 primeiras, enquanto a América do Norte albergava mais 14. As restantes estavam localizadas na Ásia (Tóquio, Singapura, Seul, Pequim, Taipei, Hong Kong). e Xangai) e Austrália (Melbourne, Sydney e Camberra).

Mas todos os países do mundo continuam trabalhando para chegar aos primeiros lugares. Entre as cidades latino-americanas, a melhor colocada é Santiago (91º), seguida por Buenos Aires (115º) e Montevidéu (119º). A Cidade do Cabo (141º) tem a melhor posição em África.

As 10 principais cidades globais são, da primeira para a décima: Londres,Nova Iorque, Paris, Tóquio, Berlim, Singapura, Oslo, Amsterdã, São Francisco e Chicago.

O Índice de Cidades em Movimento do IESE classifica as cidades de acordo com 114 indicadores que alimentam nove dimensões principais: Capital humano, Coesão social, Economia, Governança, Ambiente, Mobilidade e transporte, Planeamento urbano, Perfil internacional e Tecnologia. 

Os resultados mais recentes podem ser explorados em um mapa online, onde é possível comparar cidades e detalhar para ver as pontuações em cada uma das nove dimensões. A calculadora IESE Cities in Motion também está disponível: esta ferramenta permite aos usuários inserir dados de indicadores para uma cidade e descobrir como ela seria classificada com base nesta entrada. A calculadora também pode ser usada para mostrar como a classificação de uma cidade pode mudar à medida que seus dados mudam.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...