O Renk Group, através da Renk-Maag GmbH, está fornecendo três redutores especiais de alta velocidade, para compressores voltados para a produção do chamado aço verde para a Siemens Energy Compressors GmbH como parte do projeto “SALCOS” (Salzgitter Low CO2 Steelmaking), do grupo siderúrgico Salzgitter AG.
Os três redutores serão usados nos compressores de uma planta de redução direta do projeto SALCOS reforçando a posição da RENK como um fornecedor chave para a transição energética.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste projeto de referência para o aço verde na Alemanha”, disse Nadine Despineux, CEO da Renk Marine & Industry Division. “Com nossas soluções inovadoras de caixas de engrenagens para a compressão de hidrogênio, nós ultrapassamos regularmente os limites do que é tecnologicamente viável com velocidades incrivelmente altas. Dessa forma, já estamos ajudando a reduzir as emissões de CO2 na produção de aço em cerca de 30%. A água é então produzida em vez de CO2. Desta forma, apoiamos os nossos clientes no seu caminho das energias fósseis para a neutralidade climática. E vemos um grande potencial de crescimento, porque hoje toda a indústria está convertendo seus processos produtivos.”
“Com nossa tecnologia, nossos clientes podem mudar para gás de redução rico em hidrogênio sem mudanças estruturais nos compressores de engrenagem integral. Como o nome sugere, a caixa de câmbio é parte integrante disso. Temos o prazer de ter a Renk-Maag como um forte parceiro ao nosso lado. Com este projeto beacon, estamos apoiando nossos clientes industriais em seu caminho para a descarbonização e, portanto, um importante alicerce para a indústria siderúrgica atingir suas metas de redução de CO2”, diz Clemens Förster, gerente de vendas da Siemens Energy Compressors GmbH.
“Nossos redutores de alta velocidade para compressores são um componente importante para o aumento da economia do hidrogênio – seja para armazenamento, processamento ou transporte. Esses turbocompressores são caracterizados por um acúmulo de alta pressão e são adequados para grandes volumes de gás”, diz Thomas Fritschi, diretor administrativo da Renk-Maag em Winterthur. “Especificamente, estamos falando de redutores com uma velocidade de 8.000 a 50.000 rotações por minuto – mas também produzimos unidades com uma velocidade de mais de 60.000 rotações por minuto. Apenas para comparação, a velocidade do motor de um carro de passeio em condução normal é de no máximo 2.000 a 3.000 rotações por minuto.”
Os redutores são desenvolvidos e construídos nas instalações da Renk em Winterthur, Suíça. Eles são usados em uma planta de redução direta em compressores Siemens. Na redução direta, o minério de ferro é convertido em ferro esponjoso com a ajuda de um agente redutor. No processo, o gás redutor dissolve o oxigênio do minério de ferro sem que ele derreta. Este processo ocorre na planta de redução direta em sobre pressão e a cerca de 1.050 °C. O minério de ferro é reduzido a ferro esponja. Em vez de CO2, essa tecnologia produz água, que por sua vez é reaproveitada no processo integrado. Em uma planta de redução direta, tanto o gás natural quanto o hidrogênio podem ser usados de forma flexível como agentes redutores. Desta forma, o teor de gás natural é gradualmente reduzido e, finalmente, totalmente substituído por hidrogênio.
Neste cenário, a Renk está usando cada vez mais o know-how industrial existente da empresa no campo de soluções de engrenagens de alta velocidade, acoplamentos e rolamentos deslizantes em novas áreas de aplicação, incluindo tecnologias de captura de carbono e bombas de calor, além do hidrogênio.