Repsol e Bunge unem forças em combustíveis renováveis


A Repsol e a Bunge concordaram em colaborar no desenvolvimento de novas oportunidades que ajudem a satisfazer a crescente procura de matérias-primas com menor intensidade carbónica para a produção de combustíveis renováveis. Esta aliança, a primeira do género na Europa, ajudará a acelerar o aumento da produção exigida pela União Europeia destes combustíveis.

Através deste acordo estratégico, a multienergética Repsol adquire 40% de três instalações industriais que fazem parte da Bunge Ibérica, uma das subsidiárias da Bunge na Península Ibérica, por um valor total de 300 milhões de dólares e até 40 milhões de dólares adicionais. em pagamentos contingentes. A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

O acordo inclui três fábricas operadas pela Bunge dedicadas à produção de óleos e biocombustíveis em Bilbao, Barcelona e Cartagena, próximas dos complexos industriais da Repsol. A Bunge continuará a ser um importante produtor e fornecedor de farinhas proteicas, óleos vegetais, oleaginosas e cereais em Espanha.

Através desta aliança, a Repsol aumenta o seu acesso a um amplo portfólio de matérias-primas de baixa intensidade carbónica para a produção de combustíveis renováveis, que representam uma via imediata para acelerar a redução das emissões provenientes dos transportes, incluindo automóveis, camiões, aviões e navios.

A atual capacidade de produção da Repsol de 1,1 milhões de toneladas de combustíveis renováveis ​​por ano equivale à poupança de emissões de CO 2 de mais de 1,7 milhões de veículos eléctricos. A empresa pretende aumentar a sua produção até 55%, que atingirá 1,7 milhões de toneladas em 2027. A Repsol está a acelerar a implantação de combustíveis renováveis ​​na sua rede de estações de serviço, a maior de Espanha, com a incorporação de combustíveis 100% renováveis. combustível. Atualmente, conta com mais de 120 postos com combustíveis 100% renováveis ​​e tem como meta chegar a 600 até o final do ano e 1.900 em 2027. 

A Repsol está a iniciar a operação da sua fábrica de biocombustíveis avançados com capacidade de 250.000 toneladas por ano em Cartagena, a primeira da Península Ibérica. A empresa está transformando mais uma unidade de seu complexo industrial em Puertollano (Ciudad Real) com capacidade para produzir 200 mil toneladas anuais de combustível renovável.

No âmbito desta aliança, ambas as empresas planeiam explorar outras áreas de cooperação e desenvolvimento de projetos para aumentar a disponibilidade potencial de óleos e gorduras não alimentares para o mercado de combustíveis renováveis.

“Com este acordo, a Repsol consolida a sua liderança em combustíveis renováveis ​​na Península Ibérica. É uma prova clara do firme progresso que estamos a fazer no nosso ambicioso roteiro para fornecer à sociedade soluções para reduzir as emissões líquidas de CO 2 provenientes dos transportes. eficiente possível”, afirmou Juan Abascal, Diretor Geral de Transformação Industrial e Economia Circular da Repsol.

“Este é um passo emocionante para a Bunge na Espanha e apoia o nosso compromisso de criar rotas alternativas de descarbonização para as cadeias de abastecimento agrícolas e petrolíferas da nossa indústria. Juntos, graças à profunda especialização no setor agroalimentar e à conectividade global para matérias-primas renováveis ​​das nossas empresas, nosso objetivo é aproveitar maiores oportunidades na área de energias renováveis”, afirma Julio Garros, Copresidente de Agronegócio da Bunge.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...