Saiba como a telemetria auxilia na gestão de frotas internas


Transparência na operação, tomada de decisão baseada em dados, prevenção de acidentes, redução de custos. O uso da telemetria na gestão de frotas vem otimizando a produção em plantas industriais, possibilitando que as empresas possam tomar decisões estratégicas e mais assertivas em suas operações. 

O conceito de telemetria não é novo. Surgiu em 1912, como uma tecnologia para monitorar redes de telefonia e transmissão de dados. Na década de 1950, a telemetria chegou ao setor aeroespacial, monitorando satélites e sondas e, em 1990 passou a ser utilizada no segmento automotivo. Hoje, é usada também no gerenciamento de equipamentos de movimentação interna dos mais diferentes segmentos da cadeia industrial. “Com os dados coletados é possível analisar com clareza uma série de questões, tendo uma visão clara da produtividade e eficiência dos equipamentos”, explica Mário Bavaresco Neto, diretor de Inovação da Softrack. 

Utilizando tecnologia própria, de software e hardware, a Softrack desenvolve, desde 2010, o Softrack Fleet Management. O sistema é composto por soluções cloud e equipamentos eletrônicos instalados diretamente nas máquinas. Os equipamentos capturam os dados das máquinas e fornecem, de forma clara e objetiva, as mais diversas informações a respeito da frota.

O sistema traz benefícios como Redução de custos, Transparência na operação, Segurança do trabalho e Eficiência comprovada na gestão.

“Tivemos excelentes resultados na gestão em função do controle de hora disponível x hora trabalhada, que nos ajudou a identificar as necessidades de treinamento por setor e por operador. Passamos a fazer gestão do nosso sistema interno de controle de ocorrências com os dados do Softrack, que ajudou na identificação do operador pelo checklist eletrônico. O sistema também nos auxilia a utilizar linhas de rota para reduzir o número de viagens e, consequentemente, reduzir custo de GLP, pneus e manutenção preventiva”, conta Mário.

Através do checklist eletrônico e indicadores gerados pelo sistema, como controle de velocidade e aceleração em elevação, a empresa também conseguiu reduzir em 80% o índice de acidentes e avarias na operação de empilhadeiras em sua planta.

Últimas Notícias

Novo gasoduto interliga Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG

A conclusão da obra de implantação do gasoduto que conecta o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da...

Metso fortalece manuseio de lama com a compra da Jindex

A Metso assinou um acordo para comprar a Jindex Pty Ltd, uma empresa privada australiana especializada em válvulas e controle de fluxo de processo. A...

Quase 90% dos parlamentares defendem tratamento tributário diferenciado para a reciclagem

Pesquisa realizada pela empresa Arko Advice, em parceria com a Abralatas, revelou que 88% dos deputados federais são favoráveis à tributação diferenciada para o...