Simulação e gêmeos digitais para treinar bombeiros


O combate a incêndios é um dos trabalhos mais perigosos do mundo. Expostos a chamas e monóxido de carbono, os bombeiros geralmente precisam tomar decisões de vida ou morte em cenários ameaçadores.

Por meio de ferramentas digitais, a Vodafone e parceiros experimentam um treinamento virtual de combate a incêndios que permitirá que se pratique situações perigosas sem expor pessoal  a elas na vida real.

A Vodafone Germany testou esta nova tecnologia com a empresa de desenvolvimento de software Northdocks e uma brigada de incêndio em Linkenheim-Hochstetten em Baden-Wurttemberg, Alemanha.

Usando um óculos de realidade virtual (VR) e um controlador em cada mão, os participantes puderam entrar em um ambiente 3D gerado por computador onde a Northdocks preparou vários exercícios com diferentes objetivos em mente: por exemplo, uma sessão é configurada para praticar a extinção de um incêndio florestal com definição de força e direção do vento desejadas, os treinadores podem configurar uma simulação autêntica e a área de queima pode ser variada. Durante os exercícios, pode-se conectar os controladores de mão a um lança jato de água real, permitindo que o bombeiro opere na vida real – enquanto o cenário só existe no computador.

Para que isso funcione, a conectividade precisa ser confiável e rápida. Usando a rede 5G da Vodafone , os dados são enviados rapidamente e quase sem demora. Isso significa que não há enjôo ou outro efeito colateral comum de simulações de RV irregulares e atrasadas.

Além disso, a rede pode acomodar um grande número de usuários sem afetar a capacidade da rede.

O Corpo de Bombeiros de Linkenheim-Hochstetten enfatizou que a realidade virtual não se destina a substituir o treinamento em locais reais, mas deve ser considerada como um complemento e pode ser um passo importante à medida que a indústria tenta recrutar jovens para a função. 

Últimas Notícias

Novo gasoduto interliga Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG

A conclusão da obra de implantação do gasoduto que conecta o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da...

Metso fortalece manuseio de lama com a compra da Jindex

A Metso assinou um acordo para comprar a Jindex Pty Ltd, uma empresa privada australiana especializada em válvulas e controle de fluxo de processo. A...

Quase 90% dos parlamentares defendem tratamento tributário diferenciado para a reciclagem

Pesquisa realizada pela empresa Arko Advice, em parceria com a Abralatas, revelou que 88% dos deputados federais são favoráveis à tributação diferenciada para o...