Tecnologia de Trocadores de Calor de Aço Verde impulsiona Transição para Cidades Sustentáveis


O calor residual recuperado e livre de combustíveis fósseis da European Spallation Source (ESS) será conectado à rede de aquecimento urbano em Lund, na Suécia – e a Alfa Laval fornecerá trocadores de calor usando aço livre de emissões da SSAB para garantir a solução mais eficiente em termos energéticos.

De acordo com a IEA, as redes de aquecimento urbano podem desempenhar um papel crucial para alcançar emissões líquidas zero até 2050. A expansão desses sistemas deve suprir cerca de 20% das necessidades globais de aquecimento de espaços em 2030, ante 15% em 2020. Ao converter o calor residual das indústrias, a energia pode ser reutilizada para satisfazer as demandas locais de aquecimento e resfriamento – a Suécia tem um dos sistemas mais avançados do mundo para aquecimento e resfriamento urbano.
A Alfa Laval fornecerá trocadores de calor para o sistema, incluindo o Concept ZeroTM, o primeiro trocador de calor do mundo feito com aço livre de emissões, SSAB ZeroTM, aumentando a sustentabilidade no centro da solução.
“Esta colaboração demonstra como nós, unindo forças, podemos usar as tecnologias e redes acessíveis existentes para impulsionar a transição energética e desenvolver cidades mais sustentáveis”, diz Julien Gennetier, Vice-Presidente da Divisão de Energia da Alfa Laval.
“Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa”, diz o diretor-geral da ESS, Helmut Schober. “Tomar medidas para a sustentabilidade ressoa plenamente com a missão de nossa instalação, onde a pesquisa em ciências dos materiais e da vida contribuirá para enfrentar os desafios globais”.
“O que está acontecendo agora é um passo importante para a cidade de Lund se tornar neutra em termos climáticos até 2030”, diz Anders Almgren, prefeito e presidente do Comitê Executivo da cidade de Lund.
“Para conter o aquecimento global, o mundo deve reduzir suas emissões de CO2 e encontrar usos eficientes de energia. Parcerias e projetos como esses, em que toda a cadeia de valor trabalha em conjunto, são cruciais para cumprir as metas climáticas”, diz Thomas Hörnfeldt, vice-presidente de Negócios Sustentáveis da SSAB.

A parceria não apenas ressalta a importância de alavancar as tecnologias existentes, mas também é um marco significativo na jornada para cidades mais sustentáveis e eficientes globalmente.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...