Tortas Doquinha economiza 30% de energia em processo de congelamento


Tortas Doquinha é uma indústria alimentícia do Estado do Rio Grande do Sul, desde 1990 produtora de tortas, bolos, entre outros, a empresa possui quatro lojas na região metropolitana de Porto Alegre, bem como distribui para pontos de vendas localizados em diversas regiões do estado. 

Em 2023, a companhia investiu na expansão da unidade fabril, a partir de novos pavilhões de área de armazenamento de produtos secos e acabados. Parte do investimento foi voltada para aquisição de uma nova câmara de congelamento, cuja finalidade era ampliar o estoque de tortas prontas para suprir a demanda, que vem aumentando consideravelmente ano a ano. Atualmente a produção já ultrapassou a casa de dezenas de milhares de tortas produzidas mensalmente, o que representa um crescimento de aproximadamente 26% ao ano.

A empresa procurou a Dufrio em busca de uma solução moderna, com alta confiabilidade e com baixa necessidade de manutenção. E o time de engenharia apresentou o projeto de uma câmara dotada de equipamentos com a tecnologia inverter, com um ganho significativo de economia de energia.

Para equipar a câmara de congelamento, que opera a uma temperatura de -24ºC, foram instaladas cinco Unidades Condensadoras Optyma™ INVERTER da Danfoss, equipamento desenvolvido com tecnologia 100% brasileira. 

O cliente percebeu que a temperatura da câmara é atingida rapidamente e se mantém com estabilidade”, destaca o engenheiro de aplicação da Danfoss, David Vidigal, que complementa: “A câmara consegue atingir a temperatura ideal na metade do tempo, ou seja, 50% mais rápido que as outras câmaras frigoríficas com a mesma a aplicação, com o benefício adicional de redução no consumo de energia estimado em 30% em relação as unidades condensadoras com velocidade fixa, o que resultará numa importante economia financeira ao longo do ano”.

A Unidade Condensadora Optyma™ INVERTER é a primeira máquina com conversor de frequência para refrigeração comercial da América Latina.

O proprietário da Tortas Doquinha enfatizou os ganhos em relação ao projeto: “Temos um equipamento com alta flexibilidade e grande capacidade de armazenamento. Além disso, ele praticamente não gera ruído e ajuda a diminuir drasticamente o consumo de energia”.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...