Transição energética digital


As empresas de petróleo e gás estão lutando com o desafio de sustentabilidade, seus produtos são considerados fatores importantes no mercado de aquecimento global e as suas operações representam 15% do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionado com a energia.

Enfrentando a pressão crescente do público e dos reguladores para mudar para energias renováveis, e limpar as operações de produção, transporte e processamento, essas empresas devem abraçar a transição energética e vem alavancando dados e tecnologias digitais para operar seus ativos de forma mais limpa, segura, protegida e confiável.

Esta jornada transformadora não é tarefa fácil. Os executivos devem avaliar como cumprir demandas atuais de energia usando sistemas e processos existentes, ao mesmo tempo, prevendo e progredindo em direção a um futuro de baixo carbono.

The digital energy transition (ibm.com)

Novas pesquisas do IBM Institute for Business Value (IBM IBV) e da SAP mostram que a maior parte do setor de petróleo e gás está avançando nessa direção. A pesquisa revela que apenas duas em cada cinco organizações estabeleceram uma meta de emissões líquidas zero, e apenas 39% dizem que são eficazes na execução da transformação digital.

Na análise dos dados podem ser definidas quatro áreas: um segmento de líderes que oferecem um modelo para outros imitarem à medida que avançam com sua transição energética, as Vanguardas Visionárias – que abordam a sustentabilidade como oportunidade de transformação, alinhando estratégias digitais e de sustentabilidade para orientar a mudança e impulsionar a inovação e elas relatam desempenho superior de negócios em crescimento de receita e lucratividade

comparado aos concorrentes;  Decisores Orientados por Dados fizeram progressos na transformação digital e na utilização de dados para embasar as decisões, mas ficam para trás na incorporação de uma abordagem sustentável na implementação geral de negócios e tecnologia; Apoiadores da Sustentabilidade estão empenhados em se tornar ecológicos, investindo em  sustentabilidade e vinculando a compensação dos executivos a esses objetivos, mas não integraram seus esforços de sustentabilidade com a transformação digital, nem progrediram em gerenciamento dados; Lutadores Estratégicos  carecem de foco em sustentabilidade, dados e tecnologia e operam os negócios como sempre.

Os dados mostram que, para estarem preparadas para o futuro, as empresas de energia digital vão se concentrar em oito estratégias – que a pesquisa analisa e destrincha com exemplos. Ao final, propõe um  guia de três etapas que refletem ações concertadas que  levam em consideração implicações estratégicas e operacionais.

Pesquisa e análise estiveram a cargo de Zahid Habib Vice President, Global Industrial Sector Leader, Global Energy and Resources Industry Leader IBM Consulting; Ash Zaheer Partner and Global Leader for Energy Transition IBM Consulting; Daniela Haldy-Sellmann Global Vice President, Head of Energy and Utilities Industries SAP; Stephane Lauzon Head of Oil, Gas, and Energy SAP; Spencer Lin Global Research Leader, Chemicals, Petroleum, and Industrial Products IBM Institute for Business Value.

Últimas Notícias

Braskem inicia operações como empresa brasileira de navegação

Cerca de dois meses após ter recebido a outorga pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários para se tornar uma EBN - Empresa...

Inovamar

No dia 9 de outubro, o Rio de Janeiro sediou o evento InovaMar: Tecnologias Eficientes para a Construção Naval, organizado pela Câmara de Comércio...

Mineradora St George vai investir R$ 2 bilhões em Araxá

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, fechou um acordo com a mineradora australiana...