Tudo pronto para o primeiro voo transatlântico 100% SAF


A Virgin Atlantic e a Rolls-Royce confirmam o bem-sucedido teste de mistura de combustível de aviação sustentável (SAF) no motor Rolls-Royce Trent 1000. O teste marca um marco importante no projeto, que verá o primeiro voo 100% SAF do mundo cruzar o Atlântico de Londres Heathrow a Nova York JFK em um Boeing 787 Dreamliner, com decolagem marcada para 28 de novembro de 2023. 

Além do teste, Air bp e Virent foram anunciados como fornecedores das 60 toneladas de SAF a serem usadas, apoiando a pesquisa do consórcio, os testes e o próprio voo. O SAF será produzido através da via de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados ​​(HEFA), bem como SAF de querosene aromático sintético (SAK) em uma proporção de mistura de 88% e 12%.

A Virgin Atlantic está empenhada em encontrar maneiras mais sustentáveis ​​de voar em nossa missão para o Net Zero 2050. Já operando uma das frotas com maior eficiência de combustível e emissão de carbono em todo o Atlântico, este voo se baseia no histórico de 15 anos da companhia aérea como líder em SAF. Demonstrando que, por meio de colaboração radical, a indústria pode fornecer 100% SAF no motor, fuselagens e infraestrutura de combustível atuais para voos de longo curso. Mas, coletivamente, a indústria deve ir além, para desenvolver atender aos 10% de SAF da aviação UK até 2030. 

O SAF normalmente oferece economia de emissões de ciclo de vida de CO2 de mais de 70%, enquanto funciona como o combustível de aviação tradicional que substitui. O SAF tem um papel fundamental na descarbonização da aviação e no caminho para o Net Zero 2050. Hoje, o SAF representa menos de 0,1% dos volumes de combustível de aviação e os padrões de combustível permitem apenas uma mistura de 50% de SAF em motores a jato comerciais. O voo da Virgin Atlantic em novembro demonstrará o potencial do SAF como substituto 100% atual do combustível fóssil. 

A realização do voo transatlântico 100% SAF que chega aos céus é uma tarefa desafiadora que exige colaboração entre setores e equipes de projeto dedicadas trabalhando em pesquisas, testes e operações para que isso aconteça. O consórcio liderado pela Virgin Atlantic, financiado em conjunto pelo Departamento de Transportes, inclui Rolls Royce, Boeing, Universidade de Sheffield, Imperial College London e Rocky Mountain Institute. O teste bem-sucedido do motor de bancada é um marco importante, no entanto, outras permissões e aprovações de segurança são necessárias para que o voo decole em novembro. 

A Virgin Atlantic e o consórcio aproveitarão o voo transatlântico 100% SAF para aumentar o uso do SAF, além de abordar outros impactos ambientais do setor. O projeto demonstrará reduções adicionais de CO2 de eficiências operacionais, contribuirá para a pesquisa e desenvolvimento dos efeitos não-CO2 do voo e fornecerá uma análise de ponta a ponta do ciclo de vida do voo. Quaisquer emissões residuais de CO2 do voo serão mitigadas usando remoções inovadoras de carbono de projetos de biocarvão.

 “O voo transatlântico 100% sustentável para combustível de aviação será um momento histórico no roteiro da aviação para a descarbonização. Juntamente com a transformação da frota, o SAF é a maneira mais prontamente disponível para descarbonizar nossa indústria, mas atualmente não há oferta suficiente e sem ela e a colaboração radical necessária para produzi-la, não podemos cumprir nossas metas de 2030. Precisamos do apoio do governo do Reino Unido para criar uma indústria SAF do Reino Unido para permitir que cada voo fora do UK opere com 100% SAF – se conseguirmos, podemos voar,” comentou Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic.

Rob Watson, presidente da Aeroespacial Civil da Rolls-Royce , disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de que nossos motores Trent 1000 irão alimentar o primeiro voo usando 100% de combustível de aviação sustentável através do Atlântico. Confirmar que concluímos com sucesso o teste de solo do motor Trent 1000 hoje, usando a mistura 100% SAF escolhida, nos dá maior confiança no desempenho e operação do motor antes do voo em novembro. O voo representará um marco incrível para toda a indústria da aviação em sua jornada rumo às emissões líquidas zero de carbono”.

Andreea Moyes, Diretora Global de Sustentabilidade da Aviação, Air bp, disse: “Estamos entusiasmados por fornecer Combustível de Aviação Sustentável para o primeiro voo transatlântico 100% SAF do mundo. Atualmente, o SAF é a opção mais viável para nos ajudar a atender à ambição líquida zero da indústria e, a curto e médio prazo, será a única opção para voos de longa distância. Mover nossa indústria e política para o uso de 100% SAF é importante, pois trabalhamos em colaboração com as principais partes interessadas para ajudar a descarbonizar a aviação”.

“Com o querosene aromático sintetizado (SAK) de base vegetal da Virent fornecendo componentes de combustível essenciais, este teste mostrou que 100% de combustível renovável é uma queima mais limpa e funcionará perfeitamente nas companhias aéreas comerciais de hoje motores. Temos a honra de colaborar com a Virgin Atlantic, a Rolls-Royce e a Air bp, pois essas empresas voltadas para o futuro lideram o caminho da aviação sustentável. A Virent compartilha seu compromisso de encontrar maneiras sustentáveis ​​de voar e estamos entusiasmados com o papel fundamental que nosso BioForm® SAK desempenha em tornar esse objetivo uma realidade,” disse Dave Kettner, presidente e conselheiro geral da Virent.

 “A Boeing tem orgulho de fornecer conhecimento técnico e suporte para este teste enquanto nos preparamos para o Boeing 787 Dreamliner da Virgin Atlantic para fazer o primeiro voo transatlântico 100% SAF. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com nossos parceiros de projeto nesta jornada, dando mais um passo em direção a um futuro sustentável do voo,” disse Sheila Remes, vice-presidente de Sustentabilidade Ambiental da Boeing.

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