Conexão entre sustentabilidade e digitalização


O Aveva Brasil Day – Sustentabilidade 4.0: Conectando a Indústria Sustentável reuniu quase 300 pessoas ao longo de um dia inteiro de troca de experiências em que executivos da empresa apresentaram as tendências e novidades das soluções tecnológicas da Aveva e clientes brasileiros apresentaram casos de aplicação. O evento aprofundou a compreensão das soluções para proporcionar insights para novas abordagens de uso. 

Marcio Razera, Head de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da AVEVA no Brasil, abriu a agenda que tratou a tecnologia focada em sustentabilidade e digitalização. Para Razera, as mudanças climáticas impuseram desafios de todos os tipos, que podem se beneficiar da matriz de solução verde (como ele chama o portfólio da Aveva).

Entre os casos de sucesso estavam as aplicações da Braskem, Norsk Hidro, Petrobras, Tereos, Vivix e Vale, que, através do suporte da Aveva, estão utilizando os dados para a integração estratégica do negócio e a obtenção de resultados.

João Carlos Salgueiro de Souza, Gerente de Vendas de Solução de Sustentabilidade da Schneider Electric, deu uma visão sobre as oportunidades que a tecnologia oferece para apoiar as indústrias no desafio urgente de harmonizar sustentabilidade e digitalização em suas operações. Para Salgueiro, as tecnologias são como vacinas para as mudanças climáticas. “Não há espaço para procrastinar. Estamos no ponto de inflexão onde é preciso acelerar em 3 vezes o ritmo das ações para se alcançar as metas do clima estabelecidas pelo IPCC. Criar um design ecológico e mais circular (economicamente) é um desafio e um imperativo”, frisou o executivo lembrando.

Fernanda Martins, diretora de Indústria, Energia e Mercados Emergentes da AVEVA Brasil, discorreu sobre soluções de apoio à produção de Hidrogênio Verde. “As tecnologias já estão disponíveis, mas é preciso mudar a forma de trabalhar para incluí-las”.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...