Equinor adquire uma participação minoritária de 9,8% na Ørsted

A Equinor comprou 41.197.344 ações da Ørsted A/S – correspondendo a 9,8% das ações e votos da empresa – o que estabelece a Equinor como a segunda maior acionista da Ørsted, depois do Estado dinamarquês, que detém o controle acionário da empresa.

Foto: Ole Jørgen Bratland

“A Equinor tem uma perspectiva de longo prazo e será uma proprietária de apoio em Ørsted. Este é um investimento anticíclico em um desenvolvedor líder e um portfólio premium de ativos eólicos offshore operacionais. A exposição a ativos produtores complementa o portfólio eólico offshore operado da Equinor de grandes projetos em desenvolvimento”, diz Anders Opedal, CEO da Equinor.

A Equinor apoia a estratégia e a gestão da Ørsted e não busca representação no conselho. “Este investimento está alinhado com a estratégia da Equinor de crescimento orientado a valor em renováveis. A indústria eólica offshore está atualmente enfrentando um conjunto de desafios, mas continuamos confiantes na perspectiva de longo prazo para o setor e no papel crucial que a energia eólica offshore desempenhará na transição energética”, diz Opedal.

A Ørsted tem uma capacidade líquida de geração renovável de cerca de 10,4 GW e um portfólio bruto de projetos eólicos offshore em execução de cerca de 7 GW. A ambição da empresa é atingir uma capacidade renovável instalada bruta de cerca de 35 a 38 GW até 2030. (1)

A posição de propriedade da Equinor foi construída ao longo do tempo, por meio de uma combinação de compras no mercado e uma negociação em bloco. O valor de mercado atual da participação da Equinor na Ørsted é de cerca de US$ 2,5 bilhões, com base no preço de fechamento de sexta-feira, 4 de outubro, de DKK 418 por ação e uma taxa de câmbio USD/DKK de 6,8.

Sujeito à obtenção de aprovações regulatórias sob os regulamentos de Investimento Estrangeiro Direto aplicáveis, a Equinor pretende aumentar sua propriedade para 10%.

(1). A capacidade líquida de geração renovável se refere à participação acionária da empresa na capacidade de geração eólica offshore, eólica onshore e solar. Os projetos eólicos offshore em execução e a ambição para 2030 são números brutos (100%). A ambição também inclui energia renovável onshore, power-to-X e bioenergia.

Últimas Notícias

A Metrologia na Indústria

A metrologia é fundamental para garantir a precisão e qualidade nos processos industriais. Na era da Indústria 4.0, onde a tecnologia e a automação...

Tecnologia, capacitação e sustentabilidade: soluções para o Agro frente às mudanças climáticas

Conectar o setor com o avanço tecnológico é uma solução para otimizar a produção do setor agropecuário de maneira mais sustentável As mudanças climáticas já...

Cosan promove mudanças no comando

A Cosan anunciou a maior reestruturação de sua liderança: Rubens Ometto instalou como CEO Marcelo Martins – atual diretor vice-presidente de Estratégia da companhia,...