IBGC anuncia nova diretora-geral


Após quatro anos como diretor-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Pedro Melo deixará o cargo no fim de 2023. Sua sucessora, a partir de 2 de janeiro, será Valeria Café, atualmente diretora de Vocalização e Influência do instituto.
Melo chegou ao IBGC em março de 2020, planejando um ciclo de cerca de quatro anos para implementar mudanças estratégicas importantes. Por isso, no decorrer de 2023, foi iniciado um processo de sucessão, liderado pelo Comitê de Pessoas do IBGC, com o apoio da consultoria Spencer Stuart. Foram mapeados 18 candidatos até a decisão pelo nome de Valeria Café, ocorrida em reunião do Conselho de Administração, no dia 22 de novembro.

No IBGC há sete anos, Valeria possui um vasto conhecimento em governança corporativa e bom relacionamento com os diversos stakeholders. Conduziu importantes projetos e transformações. Ficaram sob sua liderança a revisão da nova edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa e posicionamentos importantes, como os relacionados aos dispositivos de governança da Lei das Estatais, além de outros projetos, como a criação do Chapter Zero Brazil e do grupo Conselheiros pela Amazônia.
Dentre suas atribuições no IBGC, Valeria é responsável pela condução de iniciativas como o Programa Diversidade em Conselho (PDeC) e pelas áreas do instituto responsáveis pela geração de conteúdo proprietário e expansão.
Formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing e MBA Executivo e mestrado em Administração e Gestão Internacional, Valeria também é desempenha as seguintes atividades: conselheira do Instituto Luisa Pinho Sartori, do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à corrupção da CGU e do Comitê de Ética do CEBDS; professora convidada de governança e comunicação nos MBAs da FGV e do Instituto IPÊ.Valéria assumirá como diretora-geral no dia 2 de janeiro de 2024. O processo de transição será realizado até o final de março, quando Pedro Melo entregará os resultados de 2023 na assembleia geral.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...