Na manhã de 08 de março de 2024, aconteceu a Cerimônia de Corte de Aço para o Projeto de Retrofit do Maersk Halifax de 14.000 TEU, marcando o primeiro projeto do mundo de modernização de duplo combustível de metanol para navios porta-contêineres. Representantes da equipe de projetos da Maersk, fornecedores, executivos e funcionários da Zhoushan Xinya Shipbuilding Company participaram da cerimônia.
O CEO Xia Songkang abriu a cerimônia. Ao som de fogos de artifício de papel, a máquina de corte a laser CNC cortou a primeira peça de aço marcando o início oficial do projeto de retrofit.
Em 18 de outubro de 2023, a Maersk assinou o contrato do primeiro projeto de retrofit de combustível duplo de metanol para navios porta-contêineres do mundo. A implementação do projeto não só ajudará a Maersk a atingir a meta de emissões líquidas zero até 2040, mas também testará a capacidade da Zhoushan Xinya Shipbuilding Company em retrofit verde, estabelecendo as bases para que a empresa construa uma “Xinya Verde Centenária”.
O Maersk Halifax está programado para chegar no início de julho deste ano, e passará por conversão e reparo por um período de cerca de 3 meses. Para garantir a implementação tranquila deste projeto, a Zhoushan Xinya Shipbuilding Company construiu um guindaste de pórtico de 500 toneladas.
A Maersk disse que, simultaneamente com o desenvolvimento dos projetos para os primeiros navios de metanol bicombustível, atualmente em construção na Coreia do Sul, também começou a explorar o potencial de modernização de navios com motores a metanol/bicombustível.
A conversão do motor que o tornará capaz de operar com metanol, segundo a Maersk, fará parte de um projeto maior. A modernização também incluirá novos tanques de combustível, uma sala de preparação e um sistema de abastecimento de combustível.
As embarcações estão atualmente equipadas com motores principais MAN B&W 8G95ME-C9.5; eles serão adaptados para tipos MAN B&W 8G95ME-LGIM10.5 de duplo combustível, capazes de operar com óleo combustível/metanol.
Nenhuma das partes envolvidas no projeto discutiu o custo da reforma.