Reator Nuclear chega à Bolívia


“Avançamos no caminho do desenvolvimento, da ciência e da tecnologia. O 1º componente do Reator de Pesquisa Nuclear chegou à Bolívia e ficará no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear de El Alto”, disse o presidente.

A Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), no âmbito do Programa Nuclear da Bolívia, vem implementando uma série de projetos entre os quais a construção do Reator de Pesquisa Nuclear (RNI). 

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou a chegada ao país do Reator de Pesquisa Nuclear (RNI) da Rússia (Russian State Corporation ROSATOM).   

Este reator é único porque está localizado a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, nas instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CIDTN). Tem 200 quilowatts de potência termal, é do tipo piscina moderada e refrigerada por água leve. 

Reatores nucleares de pesquisa são instalações destinadas a estudar e desenvolver aplicações nucleares para fins científicos e tecnológicos. Ao contrário dos reatores de energia usados ​​para gerar eletricidade, os reatores de pesquisa se concentram na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à energia nuclear. Esses reatores são utilizados por cientistas, engenheiros e acadêmicos para realizar experimentos, gerar dados científicos e formar futuros profissionais da área de energia nuclear. Um reator de pesquisa permite, por exemplo, produzir radioisótopos que podem ser utilizados para melhorar a gestão dos recursos hídricos; na análise de ativação de nêutrons na mineração, que ajudará a identificar minerais de interesse nacional e estratégicos.

Últimas Notícias

Aker Solutions amplia atuação como fornecedora de serviços de inspeção da Equinor

A Aker Solutions continuará a prestar serviços de inspeção em mais de 15 instalações operacionais na Noruega. A prorrogação do contrato entra em vigor...

Brasil pode se beneficiar do modelo de transição energética liderado pela China

A equipe de economistas da Allianz Research, divisão de pesquisa macroeconômica da Allianz Trade, divulgou um novo estudo chamado "The electro-state era: from Made in China...

Obras no canal de acesso de Paranaguá vão retirar “quebra-molas” e facilitar entrada de navios

O novo modelo de licitação de canal de acesso a portos públicos inaugurado no leilão do Porto de Paranaguá (PR) vai instituir um processo...