Reator Nuclear chega à Bolívia


“Avançamos no caminho do desenvolvimento, da ciência e da tecnologia. O 1º componente do Reator de Pesquisa Nuclear chegou à Bolívia e ficará no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear de El Alto”, disse o presidente.

A Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), no âmbito do Programa Nuclear da Bolívia, vem implementando uma série de projetos entre os quais a construção do Reator de Pesquisa Nuclear (RNI). 

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou a chegada ao país do Reator de Pesquisa Nuclear (RNI) da Rússia (Russian State Corporation ROSATOM).   

Este reator é único porque está localizado a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, nas instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CIDTN). Tem 200 quilowatts de potência termal, é do tipo piscina moderada e refrigerada por água leve. 

Reatores nucleares de pesquisa são instalações destinadas a estudar e desenvolver aplicações nucleares para fins científicos e tecnológicos. Ao contrário dos reatores de energia usados ​​para gerar eletricidade, os reatores de pesquisa se concentram na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à energia nuclear. Esses reatores são utilizados por cientistas, engenheiros e acadêmicos para realizar experimentos, gerar dados científicos e formar futuros profissionais da área de energia nuclear. Um reator de pesquisa permite, por exemplo, produzir radioisótopos que podem ser utilizados para melhorar a gestão dos recursos hídricos; na análise de ativação de nêutrons na mineração, que ajudará a identificar minerais de interesse nacional e estratégicos.

Últimas Notícias

Novo Banco de Desenvolvimento aprova mais de 6 bilhões em projetos no Brasil

Durante a 17ª Cúpula do BRICS, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff, anunciou a aprovação de 29 projetos no Brasil....

Chip totalmente óptico pode desbloquear comunicação na velocidade da luz

A ascensão do big data apresenta grandes desafios para o processamento de informações, especialmente em termos de manipulação de grandes volumes de dados e...

Kemin migra para o Mercado Livre de Energia

A Kemin, multinacional do setor de ingredientes e soluções para nutrição animal e humana, anunciou a migração da unidade de Valinhos (SP) para o...