A indústria chinesa YOFC (Yangtze Optcal and Cable Joint Stock Company), fabricante de fibras ópticas, cabos ópticos e soluções integradas, inaugurou sua fábrica que desde 2021 está sendo construída em Pouso Alegre. A nova planta ocupa 17 mil m2 de construção em área de 46 mil m2 e está localizada às margens da Rodovia Fernão Dias (km 858, próxima à Yoki).
O empreendimento recebeu R$ 75 milhões de investimento nesta primeira fase e pretende gerar inicialmente 200 empregos diretos e 150 indiretos, com faturamento previsto de R$ 300 milhões.
Segundo o CEO para o Brasil da YOFC, Reinaldo Jeronymo, as entregas já contratadas de clientes brasileiros junto ao grupo serão transferidas para a nova planta em Pouso Alegre. A unidade terá capacidade de produção de 1,2 milhão de km de fibra por ano.
Ele disse que a escolha de Pouso Alegre foi estratégica. Levou-se em consideração a proximidade com centros de pesquisa em Santa Rita do Sapucaí (Inatel), Itajubá (Unifei), Campinas (Unicamp) e Diadema (cidade a cerca de 2h de distância onde hoje há planta de cabos elétricos do grupo).
A Yangtze Optcal and Cable Joint Stock Company (YOFC), presente em mais de 70 países, está cotada nas bolsas de Hong Kong e Shangai e é fornecedora líder global de pré-formas de fibra óptica, fibras e cabos ópticos e também produz outros itens de tecnologia.