ABB e Cap Clean Energy colaboram para produção sustentável de combustível de aviação


A ABB assinou um acordo com a Cap Clean Energy para colaborar em locais de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) nas províncias canadenses de Manitoba, Saskatchewan e Alberta. Como parte do Memorando de Entendimento (MoU), a ABB explorará como sua automação, eletrificação e tecnologia digital – incluindo o sistema de controle distribuído ABB Ability™ System 800xA® e soluções de subestação modular eHouse – podem otimizar as instalações de biocombustíveis.

Uma vez operacionais, as instalações da Cap Clean Energy produzirão SAF de carbono ultrabaixo a partir da conversão sem combustão de matérias-primas de subprodutos de culturas de cereais que não competem com os alimentos. Os locais também incorporarão tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) para reduzir as emissões de CO2.

Para que a indústria da aviação atinja as metas líquidas zero até 2050, será necessário um aumento substancial na produção para criar a mistura de 65% de combustível de aviação necessária para satisfazer a procura, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo1. Progressos estão sendo feitos, com volumes de SAF atingindo mais de 600 milhões de litros em 2023 – o dobro da quantidade produzida em 2022 – e uma expectativa de triplicar em 2024.

“Estamos orgulhosos de colaborar com a Cap Clean Energy e de concretizar a nossa visão conjunta de aumentar a escala com combustíveis sustentáveis como parte da transição energética”, disse Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries. “O potencial do SAF nunca foi tão grande e este acordo demonstra o nosso compromisso em apoiar um futuro de baixo carbono com tecnologia limpa e inovadora.”

Como parte do seu relatório Tracking Clean Energy Progress 2023, a Agência Internacional de Energia (IEA) afirma que a aviação é responsável por dois por cento das emissões globais de CO2 relacionadas com a energia, tendo crescido mais rapidamente nas últimas décadas do que o transporte ferroviário, rodoviário ou marítimo. Atualmente, o SAF representa menos de 0,1% de todos os combustíveis de aviação consumidos, pelo que, para aumentar a sua utilização para 10% até 2030, em linha com o Cenário de Emissões Líquidas Zero, o investimento em capacidade precisa de ser aumentado juntamente com políticas de apoio.

“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a ABB, que tem uma longa história no fornecimento de automação integrada, tecnologia elétrica e digital que impulsiona a eficiência operacional”, disse Steve Polvi, CEO da Cap Clean Energy. “Juntos, trabalharemos para permitir a produção e entrega de SAF e RD em mercados estratégicos da América do Norte, apoiando a sociedade com energia mais sustentável e permitindo que a indústria da aviação atinja suas metas líquidas zero.”

As instalações de biocombustíveis da Cap Clean Energy serão projetadas como sistemas modulares capazes de aumentar rapidamente a produção. O conceito pode então ser aplicado como parte de uma implementação mais ampla e de longo prazo numa rede de biorrefinarias integradas e conectadas.

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