Computação de ponta e IA para aumentar a capacidade de resposta de OT e a tomada de decisões

@DIVULGAÇÃO/ZAPP2PHOTO - FOTOLIA

Nokia anunciou o MX Grid que permite computação de ponta e IA para aumentar a capacidade de resposta de OT; permite uma tomada de decisão mais eficaz, ágil e ágil para os segmentos da Indústria 4.0, processando dados de TO mais próximos da fonte.

Com base na tecnologia sem fio privada Nokia DAC e no Nokia MX Industrial Edge, as micro bordas MX Grid oferecem a primeira plataforma de processamento de IA/ML descentralizada e hiper conectada do setor.

Permite a implementação de uma ampla gama de aplicações industriais de missão e vida crítica, incluindo manutenção preditiva, segurança e vigilância, segurança do trabalhador, rastreamento e posicionamento e garantia de qualidade.

Um relatório recente da Omdia destaca a tendência industrial de pré-processamento de dados na borda para melhorar a produtividade, a eficiência e a agilidade, o que requer poder de processamento localizado dentro ou perto do dispositivo (incluindo ML e IA). Os nós recém-conectados com funcionalidades convergentes apresentam a maior taxa de crescimento global (CAGR 2022-2027: 11,3%), impulsionando a digitalização industrial e a convergência de TI/TO.

Hoje, a maioria dos ativos de IA/ML são executados em ambientes de nuvem. Com o MXIE, a Nokia introduziu recursos de processamento de IA/ML compatíveis com TO no local, enquanto o MX Grid aproxima esse recurso ainda mais da fonte de dados de TO. MX Grid aproveita um conjunto de dispositivos de campo orquestrados com capacidade de computação – conhecidos como “micro bordas” – com uma pilha de software especializada com capacidade de IA. Essas micro bordas são conectadas por redes sem fio privadas e/ou Wi-Fi confiável usando MX Boost, que amplia ambas as tecnologias.

O MX Grid aumenta a eficiência das operações de TO empresariais usando processamento descentralizado de carga de trabalho e tomada de decisão ágil e em tempo real, trazendo inteligência para ativos de TO legados. A solução permite uma implementação mais eficaz de uma ampla gama de aplicações industriais críticas para a missão e a vida, incluindo manutenção preditiva, segurança e vigilância, segurança do trabalhador, rastreamento e posicionamento e garantia de qualidade.

Por exemplo, em um caso de uso de garantia de qualidade, o aplicativo analisa dados do sensor em tempo real e feeds de vídeo provenientes da máquina conectada. Dependendo do nível de desvio, uma ação imediata pode ser acionada diretamente pela microedge ou a aplicação peer MXIE assume o monitoramento para uma análise mais profunda dos dados em tempo real para ações corretivas posteriores. Isso resulta em latência aprimorada e carga de rede otimizada.

A capacidade de integrar e utilizar dados de trabalhadores conectados e informações sensoriais situacionais no MX Grid traz novos recursos para casos de uso de segurança do trabalhador. Por exemplo, o aplicativo Visual Position and Object Detection (VPOD) utiliza a arquitetura MX Grid para processar dados de vídeo próximos à câmera, junto com MXIE, para rastreamento e posicionamento de ativos mais precisos. Isto melhora significativamente a segurança dos trabalhadores e a consciência contextual, quando combinado com outras fontes de dados de TO.

Anna Ahrens, analista principal de pesquisa, tecnologia de fabricação da OMDIA, disse: “Estamos observando uma tendência significativa de processamento descentralizado em tecnologia industrial, transferindo recursos de computação e IA/ML para dispositivos próximos à fonte de dados OT. Nos próximos anos, prevemos um aumento constante destes nós de ponta conectados, que são os verdadeiros facilitadores da digitalização industrial. O Nokia MX Grid atende a essas necessidades do setor, introduzindo uma plataforma transformadora de processamento de IA/ML descentralizada, aproveitando o poder da conectividade sem fio privada e da borda OT local. Esta inovação facilita cenários de casos de uso emergentes com requisitos de baixa latência.”

“Alcançar os objetivos da Indústria 4.0 para as empresas requer uma tomada de decisões de TO eficaz, responsiva e ágil, com base em insights instantâneos e acionáveis. Como parte da plataforma Nokia One para digitalização industrial, o MX Grid permite que as organizações aproveitem o poder da inteligência distribuída, processando e analisando dados mais próximos da fonte, resultando em latência ainda menor e melhor capacidade de resposta. Isto é fundamental para alcançar prioridades como a segurança do trabalhador, com a nova arquitetura apoiando uma ampla gama de casos de uso industrial críticos para missões e vidas, como manutenção preditiva, segurança e vigilância, e garantia de qualidade,” disse Stephan Litjens, vice-presidente de Enterprise Campus Edge Solutions da Nokia.

Últimas Notícias

Northern Lights está pronta para receber CO2

A primeira instalação de transporte e armazenamento transfronteiriço de CO 2 do mundo está concluída e pronta para receber e armazenar CO 2 . Em 26 de setembro, o...

Hidrelétricas têm potencial de aumentar capacidade em 86,4 GW

O Brasil tem potencial para aumentar sua capacidade de geração de energia a partir de hidrelétricas em 86,4 GW (gigawatts). Trata-se de um ganho...

Basf revela soluções que prometem impactar positivamente o futuro da indústria

Comprometidos com os pilares do Care360° - Soluções para uma vida sustentável, este ano a Basf promete levar ainda mais sustentabilidade, digitalização e inovação olhando...