Energia Renovável para armazenamento de combustível de hidrogênio para VANTs


A Honeywell anunciou parceria com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) para criar protótipos e apoiar a comercialização de uma solução de armazenamento de combustível de hidrogênio baseada em cartucho para veículos aéreos não tripulados (VANTs).

A Honeywell fornecerá conhecimento tecnológico, testes para tecnologia de cartuchos de combustível, suporte à cadeia de suprimentos, prototipagem e avaliação de células de combustível para se qualificar para o projeto “Aditivos de Combustível para Transportadores de Hidrogênio Sólido (FLASH) na Aviação Elétrica”.

O projeto FLASH irá amadurecer uma nova tecnologia de transporte de hidrogênio desenvolvida no NREL como parte do projeto HyMARC (Hydrogen Materials Advanced Research Consortium). O programa é financiado por uma parceria entre o Escritório de Tecnologias de Hidrogênio e Células de Combustível do DOE, NREL e Honeywell.

Os VANTs elétricos estão sendo rapidamente adotados em aplicações industriais, como topografia, inspeção de infraestrutura e segurança. Muitas destas aplicações anteriormente exigiam veículos terrestres ineficientes ou o uso perigoso de helicópteros pilotados.

Para aplicações de curto alcance, os VANTs têm o potencial de oferecer maior eficiência, confiabilidade e precisão em comparação com aeronaves convencionais movidas a combustão. Para aplicações de longo alcance e de carga útil pesada, no entanto, os VANTs elétricos movidos a bateria hoje são insuficientes. A colaboração entre o NREL e a Honeywell procura provar que o hidrogénio pode ajudar a enfrentar estes desafios de longa duração e de elevada carga útil.

“Os drones de longo alcance de hoje são normalmente movidos por motores de combustão interna. Embora forneçam o alcance necessário que falta aos UAV elétricos movidos a bateria, esses motores têm problemas com ruído, vibração e emissões excessivas, incluindo emissões de carbono”, disse Katherine Hurst,  cientista sênior e gerente de grupo no NREL. “Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar o desempenho dos materiais de armazenamento de hidrogênio que desenvolvemos em nosso laboratório juntamente com a Honeywell para abastecer um veículo voador real”.

A Honeywell já construiu e testou dispositivos que podem usar materiais do  NREL, colocando a tecnologia diretamente em seus sistemas e levando esse combustível para drones por meio de pesquisa e desenvolvimento colaborativos.

“Esta parceria com a NREL é o exemplo mais recente de como a Honeywell está impulsionando o futuro da aviação sustentável”, disse Dave Shilliday , vice-presidente e gerente geral de Mobilidade Aérea Urbana e Sistemas Aéreos Não Tripulados da Honeywell Aerospace. “O hidrogênio pode oferecer vantagens significativas para sistemas elétricos de decolagem e pouso vertical em termos de resistência e alcance. Além disso, o uso do hidrogênio como fonte de energia também pode expandir significativamente as possibilidades dos UAVs além das limitações impostas pelos motores elétricos a bateria.A Honeywell irá trabalhar com o NREL para desenvolver a tecnologia necessária relacionada ao hidrogênio para contribuir para o crescimento adicional da indústria.”

O projeto FLASH procura fornecer uma abordagem alternativa em que o armazenamento eficiente e duradouro de hidrogénio é acoplado a uma célula de combustível que converte hidrogénio em eletricidade para alimentar o voo elétrico do UAV. O sistema resultante permitirá voos de longo alcance, mas sem o ruído e as emissões de escape dos motores de combustão. Também permitirá aplicações sensíveis de drones, como monitoramento atmosférico, onde gases de escape e motores barulhentos reduziriam o desempenho. O projeto está focado em um material sólido que pode liberar rapidamente gás hidrogênio para uso pela célula de combustível. O material possui alta capacidade de hidrogênio e pode operar em baixas temperaturas (aproximadamente 100°C). Esta classe de materiais é altamente versátil para atender aos requisitos de fornecimento de hidrogênio industrial.

Últimas Notícias

Novo CEO do Grupo Voith

O Comitê de Acionistas da Voith definiu Dirk Hoke para assumir o cargo de CEO do Grupo Voith até 1º de abril de 2025....

WEG compra fabricante de motores elétricos industriais e comerciais na Turquia

WEG assinou contratos para aquisição da Volt Electric Motors, fabricante turco de motores elétricos industriais e comerciais, uma subsidiaria do Grupo Saya. O valor...

Correções para vulnerabilidades críticas

A Ivanti anunciou a correção de uma vulnerabilidade crítica em seu software de gerenciamento de endpoint (EPM), que poderia permitir a invasores executar remotamente...