Gartner delineia uma nova fase para veículos elétricos


De acordo com o Gartner, em 2024, as montadoras continuarão a lutar com as mudanças causadas pelo software e pelo aumento dos papéis da eletrificação, criando uma nova fase para os veículos elétricos (EVs).

“Os novos incumbentes OEM querem redefinir fortemente o status quo no setor automotivo”, disse Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Eles trouxeram novas inovações que simplificam os custos de produção, como a arquitetura centralizada de veículos ou a introdução de gigacastings que ajudam a reduzir o custo de fabricação e o tempo de montagem, que as montadoras tradicionais não tiveram escolha para sobreviver.”

Até 2027, o Gartner prevê que a próxima geração de veículos elétricos a bateria (BEVs) será, em média, mais barata de produzir do que um motor de combustão interna (ICE) comparável. À medida que os OEMs passam a transformar disruptivamente suas operações de fabricação em conjunto com o design do produto, os próximos anos verão os custos de produção do BEV caírem consideravelmente mais rápido do que os custos das baterias. “Isso significa que os BEVs atingirão a paridade de custo da ICE muito mais rápido do que o inicialmente esperado, mas, ao mesmo tempo, tornará alguns reparos de BEVs consideravelmente mais caros”, disse Pacheco.

O Gartner prevê que, até 2027, o custo médio de um reparo de acidentes graves de carroceria e bateria de veículos elétricos aumentará em 30%. Como resultado, os veículos que sofrem uma colisão podem ser mais propensos a uma baixa total, pois o reparo pode custar mais do que seu valor residual. Da mesma forma, reparos de colisão mais caros podem levar a prêmios de seguro mais caros ou até mesmo à recusa das seguradoras em cobrir determinados modelos de carros.

O Gartner diz que a rápida redução dos custos de produção de BEV não deve ser feita às custas de custos de reparo mais altos, pois pode gerar reação do consumidor no longo prazo. Novas maneiras de produzir um BEV só devem ser implantadas em conjunto com processos para garantir baixos custos de reparo.

“Com a promessa percebida de ganhos fáceis, muitas startups se reuniram no espaço de veículos elétricos – de montadoras a carregamento de veículos elétricos – e algumas ainda são fortemente dependentes de financiamento externo, deixando-as particularmente expostas aos desafios do mercado”, disse Pacheco. “Além disso, os incentivos relacionados a veículos elétricos estão sendo progressivamente eliminados em diferentes países, o que torna o mercado mais desafiador para os incumbentes.”

O Gartner prevê que, até 2027, 15% das empresas de veículos elétricos fundadas desde a última década serão adquiridas ou falidas. “Isso não significa que o setor de veículos elétricos está desmoronando. É simplesmente entrar em uma nova fase em que as empresas com os melhores produtos e serviços vão conquistar as demais”, disse Pacheco.

Os veículos elétricos continuarão a aumentar a penetração no mercado em 2024. O Gartner estima que as remessas de veículos elétricos chegarão a 18,4 milhões de unidades em 2024 e 20,6 milhões de unidades em 2025. No entanto, estamos a passar da “corrida do ouro” para a “sobrevivência dos mais aptos”. Isso significa que o sucesso das empresas neste espaço está agora fortemente condicionado por suas capacidades de responder às necessidades dos primeiros adotantes de veículos elétricos.

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