Northern Lights está pronta para receber CO2

As instalações de captura e armazenamento de carbono da Northern Lights em Øygarden, nos arredores de Bergen

A primeira instalação de transporte e armazenamento transfronteiriço de CO 2 do mundo está concluída e pronta para receber e armazenar CO 2 .

Em 26 de setembro, o Ministro da Energia da Noruega realiza a inauguração oficial da instalação de transporte e armazenamento de CO 2 da Northern Lights em Øygarden, perto de Bergen. A instalação da Northern Lights é uma joint venture entre Equinor, Shell e TotalEnergies.

O Ministro da Energia da Noruega, Terje Aasland (à esquerda), e o CEO da Equinor, Anders Opedal. Foto: Torstein Lund Eik/Equinor

“A conclusão da instalação Northern Lights marca um marco importante para o desenvolvimento global de um modelo de negócios para captura, transporte e armazenamento de carbono. Ela abre uma cadeia de valor para a descarbonização da indústria e energia europeias e mostra o papel que nós e nossos parceiros assumimos no desenvolvimento de soluções de baixo carbono na transição energética”, diz o CEO Anders Opedal.

A captura, transporte e armazenamento de carbono em larga escala (CCS) desempenharão um papel fundamental na transição energética, pois oferecem uma solução para grandes emissores industriais difíceis de reduzir que precisam descarbonizar seus processos.

O projeto Northern Lights faz parte do projeto CCS norueguês em grande escala chamado Longship . O projeto em grande escala inclui a captura de CO 2 de fontes industriais e o transporte de CO 2 líquido para o terminal em Øygarden. De lá, o CO 2 liquefeito será transportado por gasoduto para o local de armazenamento offshore abaixo do leito marinho no Mar do Norte, para armazenamento seguro e permanente.

As instalações de captura e armazenamento de carbono da Northern Lights
Foto: Torstein Lund Eik/Equinor

“Este projeto demonstra o que pode ser alcançado quando autoridades e indústria estão trabalhando em direção ao mesmo objetivo e co-investem para reduzir riscos. A Equinor tem vários desenvolvimentos de transporte e armazenamento de CO 2 em nosso portfólio como operadora e parceira. A cadeia de valor estabelecida da Northern Lights e a experiência do projeto serão valiosas para amadurecer e ampliar futuros projetos de CCS”, diz Opedal.

A capacidade da primeira fase de 1,5 milhão de toneladas de CO 2 por ano está totalmente reservada, e os proprietários da joint venture continuam trabalhando em planos para aumentar a capacidade de transporte e armazenamento para o futuro.

Últimas Notícias

Hidrelétricas têm potencial de aumentar capacidade em 86,4 GW

O Brasil tem potencial para aumentar sua capacidade de geração de energia a partir de hidrelétricas em 86,4 GW (gigawatts). Trata-se de um ganho...

Basf revela soluções que prometem impactar positivamente o futuro da indústria

Comprometidos com os pilares do Care360° - Soluções para uma vida sustentável, este ano a Basf promete levar ainda mais sustentabilidade, digitalização e inovação olhando...

Sessão de Negócios para Mulheres na Firjan Norte Fluminense

Cerca de 20 empreendedoras participaram da Sessão de Negócios para Mulheres, do Grupo Mulheres da Indústria do Norte Fluminense, primeira iniciativa do tipo organizada pela Firjan. O...