Tecnologias para reduzir a pegada de carbono da produção de aço


A Tata Steel Ltd e a ABB assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) e trabalharão juntas para cocriar modelos e tecnologias inovadoras para ajudar a reduzir a pegada de carbono da produção de aço. A ABB trará experiência global em automação, eletrificação e digitalização para as indústrias de mineração e metais.

A Tata Steel está entre as principais empresas siderúrgicas globais com uma capacidade de aço bruto de 35 milhões de toneladas por ano e está comprometida com as principais metas de sustentabilidade, incluindo o alcance da neutralidade de carbono até 2045. Em linha com suas aspirações, a siderúrgica tem uma meta de médio prazo de reduzir as emissões de carbono para menos de duas toneladas de CO₂ por tonelada de aço bruto em suas operações na Índia até 2025.

As duas empresas se concentrarão em avaliações de sistemas das fábricas e instalações de produção da Tata Steel para avaliação e Co desenvolvimento de opções de curto e longo prazo para eficiência energética, descarbonização e circularidade.

Os números do Fórum Econômico Mundial preveem que a transição energética exigirá até três bilhões de toneladas de metais no médio prazo; seis vezes mais insumos minerais até 2040 para atingir emissões líquidas zero globalmente até 2050.  

A ABB e a Tata Steel explorarão a otimização de energia via hidrogênio como um combustível alternativo para processos upstream e redução de energia, bem como substituição por meio de eletrificação totalmente integrada e sistemas digitais, como ABB Ability™, eMine e soluções de mobilidade elétrica e motores energeticamente eficientes.

A indústria siderúrgica global contribui com entre 7% e 9% das emissões globais de CO₂ de combustíveis fósseis, de acordo com várias fontes, incluindo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Últimas Notícias

Novo CEO do Grupo Voith

O Comitê de Acionistas da Voith definiu Dirk Hoke para assumir o cargo de CEO do Grupo Voith até 1º de abril de 2025....

WEG compra fabricante de motores elétricos industriais e comerciais na Turquia

WEG assinou contratos para aquisição da Volt Electric Motors, fabricante turco de motores elétricos industriais e comerciais, uma subsidiaria do Grupo Saya. O valor...

Correções para vulnerabilidades críticas

A Ivanti anunciou a correção de uma vulnerabilidade crítica em seu software de gerenciamento de endpoint (EPM), que poderia permitir a invasores executar remotamente...