Coppe recebe consultores da Innovation Norway


A Coppe/UFRJ recebeu (28/08) o conselheiro para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Torkjell Leira, e a consultora para Óleo e Gás, Raquel Filgueiras, da Innovation Norway, a mais importante agência norueguesa de fomento à inovação e exportação. Foram apresentados projetos conjuntos com empresas e instituições norueguesas e debatidas formas de consolidar, ampliar e diversificar a parceria.

A reunião contou com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; do vice-diretor, professor Marcello Campos; da diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e do diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.

Torkjell Leira destacou que o único escritório da Innovation Norway na América Latina fica no Rio de Janeiro e que as metas do governo norueguês, de aumentar as exportações em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, tornam o Brasil um parceiro ainda mais importante para a Noruega.

Alfredo Renault afirmou que um maior conhecimento mútuo é fundamental para ampliar as parcerias entre a Coppe e a Noruega e que é importante que isso seja feito de forma institucional, de modo a não depender da sinergia existente entre grupos de pesquisa específicos.

Renault falou sobre importantes mecanismos de financiamento à pesquisa e inovação, ressaltando a Finep, a ANP e a Embrapii. Acerca do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault explicou que “baixo carbono” é um conceito mais amplo do que “energias renováveis” e que abrange um conjunto de ações “que são a cara da Coppe. São temas interdisciplinares e que permeiam as diversas atividades da instituição”.

Os professores Guilherme Horta Travassos (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação); Argimiro Secchi e Maurício Bezerra (Programa de Engenharia Química), Antonio Carlos Siqueira de Lima (Programa de Engenharia Elétrica), Luiz Sagrilo (Programa de Engenharia Civil), José Ponciano e Célio Costa (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) estiverem presentes e fizeram breves apresentações sobre projetos que coordenaram em parceria com instituições norueguesas.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...