Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis


As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas essenciais como Saúde e Educação.

Com o objetivo de lançar luz sobre esse problema tão grave, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Recap) criou a campanha Um Basta contra as Fraudes, Fuja dessa Bomba!  O lançamento da ação ocorreu na Câmara Municipal de Campinas, em São Paulo.

Carlo Faccio, diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), esteve presente ao evento e destacou o apoio do instituto a iniciativas como a do Recap:

“Estamos unidos para trabalhar com afinco contra esse verdadeiro câncer que são as fraudes. No início, eram fraudes básicas, de qualidade, e ganharam proporção. Hoje, temos fraudes estruturadas, conduzidas por organizações criminosas. A gente precisa muito do setor público para coibir e asfixiar esse tipo de crime. Essa campanha é um alerta, um basta a tudo isso”, frisou Faccio.

Em entrevista à Band, Emílio Martins, presidente do Recap, ressaltou a importância da campanha, que combate as mais diversas fraudes, como a volumétrica, quando o consumidor não leva a quantidade de combustível pela qual pagou; até adulterações graves, com a mistura ilegal de metanol à gasolina ou etanol, que pode levar à morte.

“O objetivo é alertar o consumidor sobre como ele é atraído e enganado por esse pessoal que, infelizmente, entrou no setor. Mas ainda somos maioria. Quando o consumidor se deparar com uma pechincha, fique atento e procure fugir dessa bomba”, destacou Martins.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...