Alstom celebra marco de 5 mil caixas produzidas no Brasil


A Alstom atingiu um marco com a produção de cinco mil caixas – o exterior metálico de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) – em suas instalações no Brasil. A empresa fabrica trens e outros componentes para a indústria ferroviária há quase 70 anos no Brasil. O marco foi alcançado esta semana na fábrica da companhia em Taubaté (São Paulo) e faz parte do legado da Alstom em projetos de mobilidade no Brasil e no mundo.

“Estamos extremamente orgulhosos de alcançar a marca de cinco mil unidades produzidas no Brasil. Esse desempenho incrível de nossa operação é um reflexo do compromisso da Alstom com o Brasil e com a mobilidade do país e do mundo ao longo desses quase 70 anos de atuação na indústria ferroviária, produzindo localmente soluções de mobilidade sustentáveis e de qualidade”, afirma Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina. “Ao longo dessa história, tivemos momentos muito desafiadores e sempre superamos, pois também contamos com um time de funcionários altamente competente, sempre engajado, resiliente e comprometido.”

As produções iniciais foram realizadas na antiga fábrica da Alstom no bairro da Lapa, em São Paulo – aquela foi a primeira fábrica de trens da América Latina. As operações da empresa foram posteriormente transferidas para a fábrica de Taubaté, inaugurada em 2015 e expandida em 2022. A instalação é centro de excelência na produção de vagões de trem de aço inoxidável. 

Parte das cinco mil unidades produzidas fazem parte de projetos nacionais, como:

– Linhas 1 e 3 do Metrô de São Paulo, produzidas entre 1972 e 1989;

– RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), produzidas entre 1976 e 1982;

– Metrô do Rio de Janeiro, produzidas entre 1978 e 1984; e

– VLT do Rio de Janeiro, com produção entre 2015 e 2016.

 Além disso, a Alstom Brasil também produziu para projetos internacionais, como o Metrô de Nova York (New York City Transit) e California Amtrak Surfliner (EUA); Metrô de Santiago (Chile); SBASE (Argentina); Metrô de Chennai (Índia) e PRASA (África do Sul).  

Atualmente, a empresa está avançando na entrega total de 36 trens (288 carros) para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade em São Paulo, além de já ter iniciado a produção da Linha 6 para o Metrô de São Paulo. Também conta em seu portfólio de projetos a produção de: 13 trens (78 carros) para a nova Linha M5 do Metrô de Bucareste (Romênia); 35 trens (140 carros) para a extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei (Taiwan); 29 trens (116 carros) para a Linha Circular de Taipei (Taiwan); e 37 trens (185 carros) para a nova Linha 7 do Metrô de Santiago (Chile).

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...