ANP fala sobre gás e CCUS


A ANP participou da Mossoró Oil & Gas (21 a 23/11), no Rio Grande do Norte, onde o diretor Daniel Maia Vieira foi um dos integrantes da abertura e a Diretora Symone Araújo fez apresentação no painel “Governança no setor de petróleo onshore”.

Os diretores e técnicos da ANP apresentaram a agenda da Agência para o segmento de exploração/produção em terra, que inclui incentivos para campos com produção marginal, proteção ambiental, segurança operacional e transição energética.

Em sua apresentação, Symone Araújo falou sobre diversidade de operadores no onshore brasileiro, segmento que registrou, em 2022, crescimento de US$ 380 milhões em investimentos realizados, na comparação com 2021.

Nesse contexto, a Agência aprovou o Plano de Trabalho do Programa de Estudos Geocientíficos para Armazenamento de Gás (PAG) e a elaboração de estudo regulatório visando à inserção da atividade de atividade de captura, uso e armazenamento (ou estocagem) de carbono (CCUS) na cadeia do petróleo, gás natural e biocombustíveis – assunto que é objeto de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que, se aprovados, atribuirão a competência regulatória da atividade à ANP.

Adicionalmente, por se tratar de tema transversal, o estudo mapeará as áreas técnicas e regulações da ANP envolvidas, identificando necessidades de alterações e do desenvolvimento de novos dispositivos. O prazo para conclusão do estudo é de 120 dias.
A ANP procura se antecipar ao marco legal, reconhecendo a importância do tema para a descarbonização da indústria e a necessidade de adotar medidas para recepcionar a atividade no arcabouço regulatório da Agência.

Entre os projetos em tramitação, encontra-se o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, entregue pelo governo federal ao Congresso em setembro.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...