Centro Universitário investe em placas solares para gerar 100% de energia limpa 


O Unifai – Centro Universitário de Adamantina, em São Paulo, investiu recentemente R$ 4 milhões para promover a instalação de placas de energia solar fotovoltaica no campus II, a fim de gerar 100% de energia limpa e renovável para consumo próprio. A iniciativa torna a instituição referência nacional entre as IMES (Instituições Municipais de Ensino Superior) no cenário da autossuficiência energética, consagrando-se pioneira. 

Liderado pela Ourolux Solar, divisão de produtos fotovoltaicos da marca, o projeto ajudará o Centro não só a economizar R$ 1 milhão ao ano, como também a reduzir 443 toneladas de gás carbônico (CO2) por período. Se comparar com a necessidade de utilização de energias não renováveis, como por exemplo as termoelétricas, a instituição cultivará anualmente cerca de 3.161 árvores. A nova empreitada também tem a capacidade de atender toda a demanda energética dos campus I e III.

A potência instalada da usina é de 900 kWp, com geração média de 116.000 kWh/mês e retorno de investimento daqui a quatro anos. “A Ourolux ainda promoveu um treinamento para toda a equipe do Centro Universitário. Estamos orgulhosos em contribuir com mais uma ação que favorece a inovação e a sustentabilidade”, destaca Rafael Carneiro, Diretor Comercial da Ourolux Solar.  

O projeto ainda envolveu 1.637 módulos de 550 Wp. No bloco 1, foram instalados dois inversores de 100 kW e um transformador de 200 kVA 415V – 220V; no bloco 2, foram implementados dois inversores de 80 kW, um de 60 kW e um transformador de 220 kVA 415 V – 220V; e no bloco 3, dois inversores de 100 kW e um transformador de 280 kVA 415V – 220V.

Para o reitor do Centro Universitário de Adamantina, Alexandre Teixeira de Souza, uma gestão sustentável, que preza pelo equilíbrio ambiental e financeiro, ainda possibilita direcionar investimentos a outras áreas e promove a valorização dos servidores. “Poderemos utilizar o dinheiro que seria gasto com energia em reformas e na aquisição de novos equipamentos. Além disso, a economia gerada pela instalação da usina fotovoltaica será revertida na valorização dos servidores, com recursos destinados ao plano de saúde e de carreira, por exemplo”, informa. 

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...