Cepetro/Unicamp recebe licenças de softwares


A Halliburton vai fornecer softwares da linha Landmark para pesquisadores do Cepetro – Centro de Estudos de Energia e Petróleo. O uso dos softwares será restrito a fins acadêmicos no treinamento de pesquisadores, sobretudo mestrandos e doutorandos. Trata-se de ferramentas com foco especial em simulação numérica de reservatórios e geociências.

“Os softwares irão complementar a gama de programas que já utilizamos. Eles irão possibilitar que os pesquisadores realizem novas análises, pois há funcionalidades que não existem nos outros sistemas que usamos. E, portanto, serão introduzidos nos projetos de pesquisa que temos em andamento”, afirma Alessandra Davolio, diretora associada do Cepetro.

Viviane Ferreira, Gerente de Contas na Landmark, mencionou que “essa parceria é de extrema relevância para a Halliburton, não apenas pela Unicamp ser referência mundial em ensino e pesquisa, mas pela oportunidade de disseminação de conhecimento nas áreas de Geociências e Gerenciamento de Reservatórios, em temas como como Assimilação de Dados, Sísmica 4D, Modelagem Geológica, CCS, entre outros, e pelas contribuições inerentes do uso das ferramentas”.

Também para fins acadêmicos, a companhia inglesa PE Limited (Petex), que desenvolve softwares de engenharia e geologia estrutural para empresas e universidades em nível global, fornecerá a licença de uso de seis de seus programas (PROSPER, GAP, PVTP, MBAL, REVEAL e RESOLVE) para o Cepetro – Centro de Estudos de Energia e Petróleo, da Unicamp. A parceria dará aos pesquisadores brasileiros a possibilidade de usufruir, gratuitamente e por tempo indeterminado, de sistemas cujos custos de licenciamento e manutenção ultrapassam três milhões de libras.

“É necessário fazer uma análise integrada entre esses dois âmbitos fundamentais, a fim de obter resultados mais confiáveis sobre cenários e simulações de produção e verificar pontos onde é possível reduzir a pegada de carbono da produção de petróleo. Isso não é possível de ser feito sem este tipo de software. No entanto, como demandam grandes investimentos, isso condiciona o ambiente acadêmico a quase sempre fazer análises de maneira individualizada”, explica Marcelo Souza de Castro, diretor do Cepetro.

Os softwares da Petex serão utilizados em aulas de graduação e pós-graduação ministradas por pesquisadores do Cepetro na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e no Instituto de Geociências (IG), e em pesquisas conduzidas no Centro. Em um primeiro momento, a aplicação deles será feita pelo Centro de Inovação em Produção de Energia (EPIC) do Cepetro. “Há, obviamente, a intenção de expandir a utilização para outras pesquisas no futuro”, aponta o diretor.

No EPIC, eles serão usados em uma linha de pesquisa sobre integração entre reservatórios e sistemas de produção. Essa linha utiliza o conhecimento e as técnicas desenvolvidas por outras para melhorar a compreensão do comportamento dinâmico dos reservatórios e da conexão com os sistemas de produção. Desta forma, é possível desenvolver metodologias para aprimorar as práticas de gerenciamento de reservatórios baseadas em modelos matemáticos, que simulam como será a produção nos próximos anos.

Últimas Notícias

Produção suspensa na Papa Terra

A Brava Energia suspendeu a produção no campo de Papa Terra, na Bacia de Campos, no litoral brasileiro, após nova solicitação da ANP de...

Refinaria de Mataripe lança aplicativo ambiental capaz de elevar a eficiência operacional

A Refinaria de Mataripe, sob a gestão da Acelen, vem inovando na área ambiental, e com isso, tem alcançado significativas melhorias nos indicadores de...

Energia Pecén assina com Uece para pesquisa em biomassa

Inovação e sustentabilidade são compromissos da Energia Pecém com o Ceará. Mais uma demonstração deste empenho foi a assinatura do memorando de entendimento com...