Conexão entre sustentabilidade e digitalização


O Aveva Brasil Day – Sustentabilidade 4.0: Conectando a Indústria Sustentável reuniu quase 300 pessoas ao longo de um dia inteiro de troca de experiências em que executivos da empresa apresentaram as tendências e novidades das soluções tecnológicas da Aveva e clientes brasileiros apresentaram casos de aplicação. O evento aprofundou a compreensão das soluções para proporcionar insights para novas abordagens de uso. 

Marcio Razera, Head de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da AVEVA no Brasil, abriu a agenda que tratou a tecnologia focada em sustentabilidade e digitalização. Para Razera, as mudanças climáticas impuseram desafios de todos os tipos, que podem se beneficiar da matriz de solução verde (como ele chama o portfólio da Aveva).

Entre os casos de sucesso estavam as aplicações da Braskem, Norsk Hidro, Petrobras, Tereos, Vivix e Vale, que, através do suporte da Aveva, estão utilizando os dados para a integração estratégica do negócio e a obtenção de resultados.

João Carlos Salgueiro de Souza, Gerente de Vendas de Solução de Sustentabilidade da Schneider Electric, deu uma visão sobre as oportunidades que a tecnologia oferece para apoiar as indústrias no desafio urgente de harmonizar sustentabilidade e digitalização em suas operações. Para Salgueiro, as tecnologias são como vacinas para as mudanças climáticas. “Não há espaço para procrastinar. Estamos no ponto de inflexão onde é preciso acelerar em 3 vezes o ritmo das ações para se alcançar as metas do clima estabelecidas pelo IPCC. Criar um design ecológico e mais circular (economicamente) é um desafio e um imperativo”, frisou o executivo lembrando.

Fernanda Martins, diretora de Indústria, Energia e Mercados Emergentes da AVEVA Brasil, discorreu sobre soluções de apoio à produção de Hidrogênio Verde. “As tecnologias já estão disponíveis, mas é preciso mudar a forma de trabalhar para incluí-las”.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...