Informe FGV Energia de Óleo & Gás – Setembro/2023


A oferta global de petróleo atingiu 100,7 MMbbI/d em agosto de 2023, apresentando a segunda queda mensal consecutiva devido à restrição da produção na OPEP+ e corte das exportações da Rússia. A demanda global de petróleo prevista para 2023 foi revisada para baixo, atingindo 101,8 MMbbl/d, cerca de 400 mil bbl/d a menos do que o estimado anteriormente pela Agência Internacional de Energia. Os preços spot do petróleo Brent e WTI cresceram pelo terceiro mês seguido, ultrapassando a média de US$89 em setembro.
No contexto nacional, a produção de petróleo atingiu 3,46 MMbbl/d, enquanto a produção de gás natural correspondeu a 147,86 MMm³/d, em agosto de 2023.

No quarto trimestre deste ano é esperado o início da produção do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, a segunda das quatro unidades definitivas previstas até 2025. Destaca-se no mercado de combustíveis, as mudanças na importação brasileira de óleo diesel, na qual o produto de origem russa escalou de uma participação de menos de 1%, em 2022, para 44%, em 2023, ao passo que o importado dos EUA caiu, no mesmo período, de 57% para 26%.


No mercado de CBIOs, 38,29 milhões de créditos foram aposentados, entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, equivalendo a 106,4% da meta de 2022, cujo prazo terminou em setembro de 2023. Para a meta de 2023, com o prazo de cumprimento até março de 2024, uma Consulta Pública do Ministério de Minas e Energia sugere uma nova revisão para o decênio. Desde a implementação do RenovaBio, em 2019, as metas foram revisadas quatro vezes devido à falta de oferta de CBIOs no mercado.


Na seção Transição Energética, O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei Combustível do Futuro que propõe medidas para incrementar a utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, bem como da tecnologia veicular nacional, com vistas à descarbonização da matriz de consumo energético dos transportes. Em outros países, é crescente a mobilização de stakeholders para descarbonizar modais de difícil abatimento de emissões, como a aviação e o transporte marítimo.

O informe está em:

https://fgvenergia.fgv.br/sites/fgvenergia.fgv.br/files/informe_og_-_set.pdf

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...