Novidades do Google Cloud Next


Durante o Google Cloud Next ’23, evento anual sobre inovações na infraestrutura, dados, inteligência artificial e segurança cibernética na nuvem, o Google Cloud anunciou, além da Parceria com a NVIDIA (as Máquinas Virtuais A3 do Google Cloud agora passam a ser equipados com a GPU H100, da NVIDIA), atualizações, produtos e serviços que revolucionam o cotidiano e o ambiente de trabalho das pessoas:

Marca d’água identifica imagem de IA: Disponível para todos os clientes do Vertex AI, essa tecnologia insere uma marca d’água em imagens geradas por IA, incorporada na mesma camada dos pixels, tornando-a oculta ao olho humano. A invisibilidade é importante e contribui para identificar adulterações, pois as marcas d’ água, atualmente, são aplicadas como uma espécie de carimbo, de maneira discreta, mas ainda visível, e podem ser facilmente editadas.

PaLM 2 em português: o PaLM 2 é um modelo de linguagem usado nas IAs generativas do Google;  possui recursos de multilinguagem, pois consegue decodificar e traduzir em diversas línguas, otimizar a escrita com sugestões de frases e palavras, além de criar códigos de programação e resolver problemas matemáticos. Com a última atualização, é possível também processar documentos de formato mais longo, como artigos de pesquisa e livros. A tecnologia integra a configuração de mais de 25 produtos do Google, como os que envolvem escrita no Google Workspace: Gmail, Docs e Sheets. O objetivo dessa inovação é trazer os mais avançados recursos de IA para os serviços do Google disponíveis para as empresas e as pessoas.

Extensões na Vertex AI: Os desenvolvedores podem acessar, criar e gerenciar extensões que fornecem informações em tempo real e incorporar dados da empresa. Isto abre infinitas novas possibilidades para aplicações de IA generativa que podem operar como uma extensão da empresa, possibilitadas pela capacidade de acessar informações proprietárias e agir em plataformas de terceiros, como o sistema CRM ou e-mail. 

Aplicativos de pesquisa e bate-papo personalizados: permite que as organizações criem aplicativos de pesquisa e bate-papo usando seus dados em apenas alguns minutos, com codificação mínima, gerenciamento e segurança de nível empresarial integrados.


Avanços na infraestrutura de IA: acelerador de IA, através do qual os clientes do Google Cloud podem executar treinamento e inferência de IA em grande escala. Com relação à versão anterior, o TPUv5e oferece uma melhoria de até 2 vezes no desempenho do treinamento da IA por dólar e uma melhoria de até duas 2,5 vezes no desempenho de inferência da IA por dólar.
Duet AI: em inglês, no Google Workspace para todos os usuários. O colaborador de inteligência artificial faz anotações durante videochamadas, envia resumos de reuniões e até traduz legendas automaticamente em 18 idiomas. Ainda é possível conversar diretamente com o Duet AI para fazer questionamentos sobre conteúdo, obter um resumo dos documentos compartilhados e acompanhar conversas perdidas.


Integração com outros grandes modelos de linguagem: Os clientes do Google Cloud podem, agora, utilizar o Llama 2, da Meta, o Falcon LLM, do Technology Innovative Institute, e o Claude 2, da Anthropic, ampliando suas possibilidades de adoção de tecnologias de IA Generativa.
A estratégia é fornecer flexibilidade para escolher modelos de IA que atendam às diversas necessidades, seja do próprio Google ou de seus parceiros e, dessa forma, o Google Clod disponibiliza agora mais de 100 modelos e ferramentas de IA.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...