ONS divulga empresas pré-selecionadas da consultoria 3 do subprojeto clima do projeto meta II


O ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou (09/02) os nomes das cinco consultorias/consórcios pré-selecionadas para apresentar suas propostas para realizar estudos de anos consecutivos de eventos extremos: grandes cheias e secas e a fenomenologia associada com foco nos últimos anos. Sistemas meteorológicos responsáveis, configurações precursoras e sucessoras, métodos para identificação de análogos com base em situações atuais.

As empresas/consórcios pré-selecionadas são:   

  1. Consórcio IAG-USP, Cemaden e Sensorii, formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo -IAG-USP;  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden; e Sensorii Engenharia Meteorológica. 
  2. Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC; 
  3. Genesis Pesquisa e Desenvolvimento Ltda; 
  4. Consórcio CGPDI- Fractal, formado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CGPDI; e pela Fractal Engenharia e Sistemas S.A. 
  5. Consórcio Marangon, Ampere, FUPAI e FDTE, formado pela Marangon Engenharia Ltda; Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE; Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Industria – FUPAI; Ampere Consultoria em Meteorologia para Agronegócios e Energia Ltda. 

A próxima etapa será o envio da Solicitação de Propostas – SDP das empresas classificadas.  O ONS integra a segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral, também chamado de Projeto META II. A iniciativa é executada a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, a fim de promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O projeto é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e a previsão é de que termine até dezembro de 2025.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...