Tecnologia de Trocadores de Calor de Aço Verde impulsiona Transição para Cidades Sustentáveis


O calor residual recuperado e livre de combustíveis fósseis da European Spallation Source (ESS) será conectado à rede de aquecimento urbano em Lund, na Suécia – e a Alfa Laval fornecerá trocadores de calor usando aço livre de emissões da SSAB para garantir a solução mais eficiente em termos energéticos.

De acordo com a IEA, as redes de aquecimento urbano podem desempenhar um papel crucial para alcançar emissões líquidas zero até 2050. A expansão desses sistemas deve suprir cerca de 20% das necessidades globais de aquecimento de espaços em 2030, ante 15% em 2020. Ao converter o calor residual das indústrias, a energia pode ser reutilizada para satisfazer as demandas locais de aquecimento e resfriamento – a Suécia tem um dos sistemas mais avançados do mundo para aquecimento e resfriamento urbano.
A Alfa Laval fornecerá trocadores de calor para o sistema, incluindo o Concept ZeroTM, o primeiro trocador de calor do mundo feito com aço livre de emissões, SSAB ZeroTM, aumentando a sustentabilidade no centro da solução.
“Esta colaboração demonstra como nós, unindo forças, podemos usar as tecnologias e redes acessíveis existentes para impulsionar a transição energética e desenvolver cidades mais sustentáveis”, diz Julien Gennetier, Vice-Presidente da Divisão de Energia da Alfa Laval.
“Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa”, diz o diretor-geral da ESS, Helmut Schober. “Tomar medidas para a sustentabilidade ressoa plenamente com a missão de nossa instalação, onde a pesquisa em ciências dos materiais e da vida contribuirá para enfrentar os desafios globais”.
“O que está acontecendo agora é um passo importante para a cidade de Lund se tornar neutra em termos climáticos até 2030”, diz Anders Almgren, prefeito e presidente do Comitê Executivo da cidade de Lund.
“Para conter o aquecimento global, o mundo deve reduzir suas emissões de CO2 e encontrar usos eficientes de energia. Parcerias e projetos como esses, em que toda a cadeia de valor trabalha em conjunto, são cruciais para cumprir as metas climáticas”, diz Thomas Hörnfeldt, vice-presidente de Negócios Sustentáveis da SSAB.

A parceria não apenas ressalta a importância de alavancar as tecnologias existentes, mas também é um marco significativo na jornada para cidades mais sustentáveis e eficientes globalmente.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...