Toyota apresenta tecnologias de sustentabilidade


Para o Japão, um país com terras e recursos limitados, “política energética” é um desafio significativo tanto para a nação quanto para suas indústrias. Para a Toyota o setor de mobilidade, que tem uma base ampla e opera no mercado B para C, deve agir como um líder, fomentando a colaboração em toda a indústria.

Numa abordagem multicaminho, a Toyota promove a cocriação com startups e outras empresas nas áreas de 1) iniciativas para concretizar uma sociedade de hidrogênio e 2) gestão de energia renovável, ambas as quais contribuem para a estabilidade do fornecimento de energia e a redução do impacto ambiental.

Assim, a Toyota apresentou em evento no Japão, a tecnologia de Cartuchos portáteis de hidrogênio, o Sistema de armazenamento de energia de varredura e o GR Corolla movido a hidrogênio líquido – carro que começou a correr movido a hidrogênio em 2021.

Criar uma sociedade neutra em carbono requer não apenas resolver problemas de energia, mas também construir uma economia circular. A Toyota enfatiza a economia circular também na fabricação de seus carros, tendo trabalhado há muito tempo em projetos que minimizam o desperdício, bem como a reciclagem e a reutilização de matérias-primas. À luz da rápida popularização de veículos eletrificados em particular, incluindo carros híbridos (HEVs), a Toyota está realizando iniciativas como o desenvolvimento de baterias de longa duração e com eficiência de recursos, bem como a reutilização de baterias usadas recuperadas de veículos eletrificados no fim da vida útil.

O sistema de armazenamento de energia de varredura utiliza baterias usadas de veículos eletrificados usando a tecnologia de varredura original da Toyota (tecnologia para controlar livremente o carregamento e descarregamento CC e CA de uma série de baterias, ligando-as e desligando-as rapidamente em microssegundos) para controle de bateria. Neste sistema, vários tipos de baterias usadas com diferentes graus de deterioração podem ser reutilizadas para maximizar a capacidade de armazenamento de energia restante de cada bateria. Contribuirá para um fornecimento estável de eletricidade e a disseminação de energia renovável em combinação com sistemas de geração de energia solar, eólica e outras energias renováveis, que tendem a resultar em um fornecimento instável de eletricidade.

A Toyota vem conduzindo pesquisas e desenvolvimento no sistema de armazenamento de energia de varredura junto com a JERA Corporation (JERA) desde 2018. Em 2022, o primeiro sistema de armazenamento de energia de varredura de grande capacidade do mundo foi instalado na Usina Térmica de Yokkaichi da JERA para testes de demonstração.

Por meio da exposição, a Toyota visa encontrar correspondências com tecnologias e ideias que podem melhorar o sistema de armazenamento de energia de varredura e permitir uma operação mais acessível e estável, como tecnologia de rastreabilidade para baterias usadas e tecnologia que pode encurtar e reduzir drasticamente o trabalho de substituição de baterias.

Últimas Notícias

Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria brasileira nos próximos três anos, será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027,...

Radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km no estado de São Paulo....

PPA de alto desempenho para semicondutores IGBT de próxima geração

Para a eletrônica de potência de próxima geração, a Basf desenvolveu uma poliftalamida (PPA) que é especialmente adequada para a fabricação de invólucros de...