Copersucar e Geo desenvolvem tecnologia para produção de SAF a partir de biogás


A Copersucar e a Geo bio gas&carbon anunciam assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de desenvolver tecnologia para conversão de biogás em combustível de aviação sustentável (SAF).

Combinando a escala da Copersucar no setor sucroenergético com a experiência em tecnologia de produção de biogás/biometano da Geo, o acordo pretende viabilizar a produção de SAF em larga escala no Brasil nos próximos anos, em uma nova rota de produção além do etanol (conhecida como alcohol-to-jet – ATJ).

Como parte da parceria, as empresas vão construir uma planta piloto de demonstração comercial com previsão de início da operação em 2025. O projeto para a produção de SAF a partir de biogás/biometano empregará a rota gás-para-líquido (GTL) utilizando a tecnologia de Fischer-Tropsch, processo químico para produção de hidrocarbonetos líquidos verdes a partir de gás de síntese.

“O SAF produzido a partir do biogás/biometano é um produto de alto valor agregado, baixa pegada de carbono e amplia ainda mais o uso da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável. Essa parceria pode representar uma nova avenida de crescimento para o ecossistema Copersucar, alinhada à nossa estratégia de prover soluções em escala para a transição energética”, comenta Tomás Manzano, presidente da Copersucar.

Alessandro Gardemann, CEO da Geo, enfatiza que “as rotas de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos são importantes para posicionar o Brasil como produtor e exportador de combustíveis avançados com valor agregado. Isso torna o País competitivo para descarbonizar tanto a matriz de transporte aéreo brasileira quanto mercados internacionais de alta exigência como o europeu. Nossa planta já irá nascer com as bases prontas para elevar de maneira rápida a produção ao nível de escala industrial”.

Últimas Notícias

Presidente da CNI toma posse no Conselhão e entidade promove eficiência energética

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, tomou posse como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão. Em seu...

Enauta capta R$ 2,7 bilhões com emissão de debêntures

A Enauta captou o valor total de R$ 2,7 bilhões com a terceira e quarta emissão de debêntures da companhia. Nesta semana, a empresa...

Petroleiros completam uma semana acampados em frente à sede da Petrobras

Os petroleiros completaram uma semana de mobilização com acampamento em frente ao Edifício Senado (Edise), sede de Petrobras, no centro do Rio de Janeiro....