Petroleiros completam uma semana acampados em frente à sede da Petrobras

@comunicaçãoFUP

Os petroleiros completaram uma semana de mobilização com acampamento em frente ao Edifício Senado (Edise), sede de Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. Eles estão mobilizados em defesa do fundo de pensão e pelo fim dos descontos, “em valores exorbitantes à categoria”, impostos pelos Programas de Equacionamento de Déficit (PEDs), implementados pela Petrobras em anos anteriores.

Os petroleiros que articulam a manifestação são ligados à FUP – Federação Única dos Petroleiros e a entidades que formam o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros.

O movimento prosseguirá até que a direção da Petrobras apresente alternativas de solução, mas representantes das organizações se reuniram com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, dia 25/06 e não chegaram a um acordo. No encontro, Chambriard alegou que a solução passa obrigatoriamente pelos órgãos de controle, principalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e explicou que há muitas leis e disposições legais que impõem limites para atuação da Petrobras.

Ela afirmou, porém, que há caminhos possíveis para o entendimento e que vai buscar o que for melhor por meio de consenso entre todos os envolvidos.

A Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social é o segundo maior fundo de pensão do país e atende a mais de 130 mil pessoas.

Aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte também estão em vigília desde terça-feira, em apoio aos acampados do Rio de Janeiro. Houve ato em frente à base administrativa da Petrobras, em Natal, e manifestação em Mossoró.

Os aposentados pensionistas e lideranças das entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros estão desde o dia 20 de junho, em frente à atual sede administrativa da Petrobras, no Edise, cobrando uma solução definitiva para os problemas estruturais dos PPSPs, de forma a acabar com os Planos de Equacionamentos de Déficits (PEDs).

A luta das entidades é em defesa de mais de 50 mil famílias que estão sendo gravemente impactadas pelos PEDs, a maioria delas de aposentados e pensionistas que estão com seus benefícios corroídos pelos descontos abusivos da Petros.

Últimas Notícias

Presidente da CNI toma posse no Conselhão e entidade promove eficiência energética

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, tomou posse como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão. Em seu...

Enauta capta R$ 2,7 bilhões com emissão de debêntures

A Enauta captou o valor total de R$ 2,7 bilhões com a terceira e quarta emissão de debêntures da companhia. Nesta semana, a empresa...

Mudanças no edital revisado do 4º Leilão de Petróleo da União

A PPSA - Pré-Sal Petróleo publicou (25/06) o edital revisado do 4º Leilão de Petróleo da União. Foram incorporados comentários e sugestões enviadas pelas empresas...